Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA GRATUITA DE PRODUÇÃO DE PODCAST


Compartilhe:

Publicado por

em

As técnicas básicas serão ensinadas pelas integrantes do podcast rondoniense PPKast

As formas de comunicação sofreram mudanças significativas ao longo dos anos, sobretudo no que se refere ao consumo de conteúdos em áudio. Tais mudanças foram sentidas especialmente desde o advento da internet, onde a lógica de pensar a roteirização, apresentação e, sobretudo, a distribuição precisou ser atualizada para o consumo on demand (sob demanda, em português). Atualmente, um dos formatos de produção de conteúdo digital que mais cresce no Brasil é o podcast, seja por conta da praticidade de consumo – onde o usuário escolhe quando, onde e como ouvir o conteúdo –, mas também pela segmentação de assuntos de acordo com os interesses do ouvinte.

Diante desse cenário, o PPKast, podcast rondoniense produzido e apresentado por mulheres, está com inscrições abertas para os interessados em participar da Oficina “A podosfera vista de dentro – TÉCNICAS BÁSICAS DE PRODUÇÃO PARA PODCAST”, que acontecerá em ambiente digital de 13 e 24 de junho. As inscrições estão disponíveis de 18 a 31 de maio por meio do link https://bit.ly/3FJ4Wmc. A ação propõe a instrumentalização dos participantes nas práticas essenciais da produção de podcast a partir de equipamentos acessíveis, como celular e computador doméstico. Tal conhecimento será compartilhado a partir dos saberes das integrantes do projeto, que fazem parte do PPKast – podcast independente que dá protagonismo às iniciativas empreendidas por mulheres.

A oficina terá uma duração total de 20 horas e as aulas gravadas serão disponibilizadas exclusivamente para os inscritos na oficina diretamente pelo canal do Youtube do PPKast durante o período de 13 a 24 de junho. Além disso, haverá 3 encontros virtuais em plataforma digital, sendo distribuído da seguinte forma: 2 encontros virtuais para tirar dúvidas, que serão realizados nos dias 15/06 e 22/06 (19h às 20h), horário de Porto Velho/RO; e 1 encontro virtual destinado a bate papo e feedback dos trabalhos produzidos na oficina, que será realizado no dia 24/06 (19h às 21h), horário de Porto Velho/RO.

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 As aulas da Oficina A podosfera vista de dentro – TÉCNICAS BÁSICAS DE PRODUÇÃO PARA PODCAST” terá como conteúdo programático os seguintes tópicos:

 

  • Apresentação da mídia podcast: Contextualização histórica do surgimento e sua evolução
  • Definição de tema, objetivo, apresentação, formato e público
  • Orientação sobre construção de roteiros e produção do programa
  • Estudo de ferramentas para captação e edição de áudio a partir de equipamentos disponíveis em casa e virtualmente de forma gratuita;
  • Conceituação de identidade visual e sonora
  • Indicação de plataformas de hospedagem e distribuição
  • Orientação sobre divulgação em redes sociais e imprensa

 

TODA A OFICINA SERÁ OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

 

O projeto é fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc -, por meio do Governo do Estado de Rondônia – Sejucel –  Edital nº 34/2021/SEJUCEL-CODEC: 2ª edição Mary Cyanne – Prêmio de produção artístico-cultural para transmissões ao vivo/gravadas, Eixo I, Categoria A.

 

 

SOBRE O PPKAST

Podcast produzido, apresentado e editado por mulheres em Rondônia

 

O PPKast é um podcast rondoniense produzido e apresentado por mulheres que buscam trazer

em suas pautas temas sensíveis da sociedade. Saúde mental, síndrome da impostora, mulheres como protagonistas são exemplos de temas que fazem parte do repertório do PPKast. Todo material produzido é compartilhado de maneira gratuita com os seus ouvintes e o podcast já soma mais de 10 mil reproduções em suas plataformas.

 

 

 

Serviço: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA GRATUITA DE PRODUÇÃO DE PODCAST

Data de inscrição: 18 a 31 de maio

Valor: Gratuito

Formulário de inscrição: https://bit.ly/3FJ4Wmc

Data de realização da oficina: 13 a 24 de junho

Local de realização: Canal do Youtube do PPkast – https://cutt.ly/GPzt3k5

Contato: [email protected]

 

 

ESCUTE O PPKAST

Plataformas de acesso:

• Youtube: https://cutt.ly/GPzt3k5

• Spotify: https://cutt.ly/zPzyuov

• Anchor: https://anchor.fm/ppkast

• Google Podcast: https://cutt.ly/pPzygsw

 

Classificação indicativa: 14 anos

 

 

Acompanhe o PPKast nas redes

No Instagram: https://www.instagram.com/ppk_ast/

No Facebook: https://www.facebook.com/PodcastPPKast/

 

 

Compartilhe: