Conectado por

Rondônia, terça, 16 de abril de 2024.

Geral

Raimundo Nonato da CUT poderá voltar ao Conselho do Instituto de Previdência e Assistência (IPAM)


Compartilhe:

Publicado por

em

RETICÊNCIAS POLÍTICAS  –  Por Itamar Ferreira *

Com fama, mais do que justificada, de fiscalizador implacável sobre recursos e atos das autoridades públicas, quando eleito para tal, como aconteceu por vários anos à frente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Raimundo Nonato Soares, mas popularmente conhecido como “Raimundo da CUT”, por sua vinculação histórica à Central Única dos Trabalhadores em Rondônia, poderá em breve voltar a incomodar o sono das autoridades municipais, especialmente o do prefeito Hildon Chaves.

Raimundo é candidato ao cargo de Conselheiro do IPAM, em eleição que será realizado no próximo dia 31 de maio. Raimundo da CUT já ocupou este cargo em três ocasiões, sendo sua última gestão à frente do Conselho nos de 2007 e 2008, período em que presidiu aquele colegiado. Entre os destaques de sua gestão como presidente do Conselho do IPAM está a recuperação de R$ 57,5 milhões sonegados pela prefeitura e outros R$ 9,5 milhões da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho, à época igualmente inadimplente.

A formação e capacitação do Raimundo vem do movimento sindical e de sua experiência prática em fiscalizar recursos públicos, principalmente da saúde no âmbito do SUS, segmento em que ele é reconhecido como um dos maiores conhecedores da legislação do SUS no Estado, se não o melhor; prova mais cabal do reconhecimento do seu saber na área é o fato dele ter assessorado por vários anos o procurador do Ministério Público Federal (MPF) responsável a época pela área da sáude, período em que ele ocupou uma sala nas dependências do MPF.

Polêmico, firme em seus posicionamentos e persistente, Raimundo é igual a pequi: ou você gosta dele ou não gosta, mas indiferente a ele não se fica. Os gestores públicos, via de regra, costumam desenvolver verdadeiras “urticárias” quando ele começa a questionar aplicação de recursos e questionar decisões, nos setores onde ele tem o papel de fiscalizar.

De uma coisa os servidores municipais podem ficar certos: votar em Raimundo da CUT contribuirá para uma maior transparência sobre os recursos do IPAM, sendo que entre suas principais propostas de trabalho estão: 1) propor auditoria no fundo municipal de assistência médica do IPAM; 2) auditorias nas aplicações de recursos do IPAM, nos contratos/convênios, nas aplicações financeiras, nas contas do IPAM, no fundo previdenciário, ; 3) melhorias na assistência médica; 4) recuperação das contrapartidas de assistência médica da Prefeitura (7 meses) e Câmara (6 meses); e denúncias aos órgãos de controle TCE, MPE, MPC e MPF.

Eu apoio, defendo e recomendo, também como militante social, o voto em Raimundo da CUT no próximo dia 31/05/2022 para Conselheiro do IPAM.

* Itamar Ferreira é advogado, ex-sindicalista tendo presidido o Sindicato dos Bancários de 1996 a 2005 e a CUT-RO por 12 anos. Já foi secretário municipal da SEMTRAN 2010/2011, também formado em administração de empresas e pós-graduado em metodologia do ensino, ambos pela UNIR.

Compartilhe: