Conectado por

Rondônia, quarta, 15 de maio de 2024.

Geral

Como escolher a melhor máquina lavadora e secadora de roupas!


Compartilhe:

Publicado por

em

Máquina de lavar roupas é um produto indispensável – a praticidade e o ganho de tempo que esse eletrodoméstico proporciona valem o investimento. Além disso, as lavadoras mais modernas além de lavar e centrifugar, são capazes de higienizar e secar praticamente todos os tipos de tecidos sem danificá-los.

Há dezenas de modelos de lavadoras automáticas e máquinas lava e seca no mercado brasileiro. Elas variam em capacidade, tamanho, consumo de energia e água, programas e tipo de abertura. Para ajudar em sua decisão de compra, essa reportagem está repleta de dicas para fazer uma escolha consciente. E mais: nosso texto tem links secretos com promoções exclusivas da amazon.com.br!


Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

Área de serviço e lavanderia: ideias para organizar e decorar

1. Abertura e tipo de lavagem

Basicamente, são dois tipos de lavadora: com eixo vertical e abertura por cima, também chamadas de “top load”, ou com eixo horizontal e tampa frontal, chamadas de “front load”. As máquinas “top load” são mais comuns no Brasil e oferecem a vantagem da abertura da tampa a qualquer momento do ciclo de lavagem. Já nas máquinas com abertura frontal, não é possível interromper o ciclo ou abrir a tampa após o início do processo.

As lavadoras de porta frontal usam sistema de tombamento (a roupa se move para cima e para baixo no tambor), enquanto as máquinas com tampa superior usam agitação circular com pás, que entram em atrito diretamente com os tecidos. Assim, não fica difícil concluir que os modelos frontais promovem menos desgaste nas roupas, além de serem mais indicados para peças e tecidos delicados.

2. Consumo de Energia

A maior parte das máquinas de lavar roupa no Brasil têm nível A ou B na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia do Inmetro. Na prática, segundo os fabricantes, o consumo de energia é bastante parecido, com leve vantagem para os modelos com tampa frontal. Por outro lado, os aparelhos que oferecem lavagem com água quente vão consumir mais energia, especialmente se a máquina precisar aquecer a água. A solução seria ter encanamento de água diretamente do aquecedor – muitas máquinas têm entradas separadas para água quente e fria.

A lavagem com água quente é ideal para peças muito sujas, como roupas de crianças e toalhas utilizadas há vários dias, pois melhoram a eliminação de germes e bactérias. O enxágue com água quente também ajuda a retirar resquícios de sabão dos tecidos. E no caso das máquinas lava e seca, o consumo energético obviamente sobe quando a função de secagem é usada: quanto mais tempo, maior a conta.

3. Consumo de água

A vantagem das máquinas com porta frontal é bastante ampla. Modelos com capacidade menor (6kg a 8kg) usam de 70 a 90 litros de água por ciclo, enquanto modelos maiores (mais de 10kg) gastam de 100 a 130 litros, de acordo com levantamento recente do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

Já os equipamentos com abertura superior têm consumo de 90 a 120 litros, em modelos de capacidade menor, e 130 a 200 litros por ciclo, nas lavadoras maiores.

Divulgação
Máquinas maiores, como a Lava e Seca LG New Titan Aço Escovado 17kg, são ideias para famílias grandes e lavam até edredons

4. Capacidade

O mercado oferece máquinas automáticas de lavar roupa que vão de 1,5kg até 18kg de capacidade. A escolha depende da rotina da casa e da família e a frequência de uso: se a roupa é lavada ao longo da semana, em quantidades menores, ou tudo junto no final de semana – lembrando que o uso ideal e mais econômico é com o tambor cheio, perto de sua capacidade total.

As maiores lavadoras vão de 14kg a 18kg e são indicadas para famílias grandes. Um ciclo lava facilmente um edredom king size. Modelos de 10kg a 12kg são indicados para famílias com filhos que podem usar a máquina ao longo da semana, sem precisar acumular toda a roupa, ou casais sem filhos que esperar a capacidade total da lavadora.

Máquinas de 6kg a 9kg atendem muito bem quem mora sozinho, duplas e casais sem filhos. Existem lavadoras ainda menores, de 1,5kg a 3kg. Elas são uma alternativa para quem tem realmente pouco espaço em casa, para casais sem filhos e solteiros que moram em prédios com lavanderia coletiva.

5. Entenda as funções das máquinas de lavar e secar

– Sistema Fast Fill: promete encher a máquina de água até três vezes mais rápido que outras lavadoras

– Fast Cycle, Ciclo rápido ou Ciclo econômico: programação para lavar as roupas mais rapidamente e, supostamente, com a mesma eficiência e economia de água e energia

– Ecoenxágue ou Economia de água: enxágue com menos água ou função para guardar a água do ciclo, que pode ser reutilizada para lavar o quintal, etc.

– Movimentos de lavagem: lavadoras oferecem diferentes movimentos do tambor (agitação, tombamento, fricção, compressão) para melhorar a eficiência

– Smart Sensor ou sensores internos: máquina calcula a quantidade de roupa no tambor para dosar a água, o sabão e o amaciante para cada lavagem

– Ciclo tira-manchas e ciclos com água quente: ideal para remover sujeiras mais difíceis sem danificar o tecido e ainda ajudar a eliminar germes e bactérias

– Turbo Performance ou Centrífuga extra: maior agitação na centrifugação para melhorar a lavagem e também para que a roupa saia menos molhada ao final do ciclo

– Lavagem a seco e desodorização: presente em máquinas lava e seca, usam ar quente dos processos de secagem.

Publicidade

EDIFÍCIO BUENOS AIRES
DJ90.COM.BR Brasil Digital google

Últimas notícias

Classificados

Compartilhe: