Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Geral

4 verdades sobre empréstimo online que você precisa conhecer


Compartilhe:

Publicado por

em

Existem muitos mitos sobre o empréstimo online. É seguro? Mais caro? É possível conseguir crédito para negativado? Descubra neste artigo.

O empréstimo online está em alta no Brasil. Com a recente “explosão” das fintechs, essa operação cresceu muito no país.

Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, encontrará várias ofertas, garantindo facilidade, simplicidade e agilidade, inclusive crédito para negativado.

No entanto, em geral, esse tipo de transação ainda é vista com desconfiança por grande parte da população.

A principal causa desse receio — ainda — é a falta de informação. Por isso, você está convidado para conhecer os principais pontos sobre este assunto. Confira!

1. É possível contratar empréstimo online de forma segura

Esta é, sem dúvidas, a principal preocupação de quem pensa em recorrer a um empréstimo online. E não é para menos. Se você não tomar cuidado, corre o risco de cair em algum tipo de golpe.

Entretanto, a maioria das opções que você encontra são provenientes de empresas sérias, que realmente desejam concretizar as transações dentro do previsto na lei.

Mas como descobrir se a empresa é confiável? Confira algumas dicas:

  • Examine o site: Verifique se o portal apresenta certificados de segurança, se possui sessões como “Sobre nós”, “Política de privacidade”, “Termos de uso”. Além disso, analise se o site não contém erros de português ou informações mal escritas.
  • Antes de contratar, pesquise: Faça uma busca com o nome da organização. Confira se não aparecem notícias de golpe ou muitas queixas em sites de reclamação.
  • Se solicitarem pagamento antecipado, fuja: Empresas, financeiras e bancos idôneos nunca solicitam pagamento adiantado para liberar o empréstimo.

2. Os juros não são mais altos do que os dos bancos tradicionais

Existe um mito de que a taxa de juros de empréstimo online é maior. Pelo contrário.

Muitas vezes você encontra modalidades com juros muito menores do que as oferecidas pelos bancos tradicionais.

Os empréstimos com garantia de terreno, por exemplo, costumam apresentar as taxas de juros mais baixas do mercado.

Mas também existem algumas “pegadinhas”. Fique atento às instituições que prometem empréstimos rápidos e sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito.

Embora possa ser verdade, esse tipo de contrato costuma ter taxas de juros muito elevadas.

Isso acontece porque, sem a análise de crédito e sem requerer nenhuma garantia, o risco de inadimplência é muito maior.

Lembrando que quanto maior o risco para o credor, maiores os juros embutidos na transação. Uma última dica é: não se esqueça de ler todas as cláusulas contratuais.

Algumas vezes, a taxa de juros pode até ser baixa, mas outros encargos e tarifas podem estar “escondidas” no contrato, elevando significativamente o valor da dívida.

3. É possível contratar empréstimo mesmo negativado

Esse é um dos principais atrativos dos empréstimos online. Você encontra uma ampla gama de ofertas destinadas a quem possui restrições de crédito.

No entanto, em muitos casos, os juros para este público costumam ser mais elevados, em virtude do risco de inadimplência.

As taxas diminuem quando falamos de empréstimos com garantia que exigem algum tipo de garantia para pagamento da dívida.

Portanto, desconfie de ofertas de empréstimo com juros baixos e que não solicitam nenhuma segurança.

Se você estiver negativado, faça uma pesquisa extensa, compare as ofertas e descubra quais as melhores opções para você.

4. Você pode ter seu pedido negado

A maioria das organizações que oferecem empréstimos online analisam a renda, consultam os órgãos de proteção de crédito e avaliam a viabilidade ou não do empréstimo.

Por isso, a depender do seu histórico de pagamento, suas dívidas e do valor solicitado, seu pedido pode ser negado. O Serasa Score é uma boa maneira de aumentar sua chance de ter seu pedido aprovado.

 

Compartilhe: