Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Executivo

Unidade móvel leva vacinação antirrábica à zona Norte de Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Serviço seguirá no local por tempo indeterminado

Com o intuito de promover a imunização de animais domésticos contra a raiva e evitar a transmissão do vírus aos seres humanos, a Prefeitura de Porto Velho disponibilizou uma Unidade Móvel da Vigilância em Zoonoses, no Parque Circuito, zona Norte da capital. O horário de funcionamento da unidade é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 14h.

Cães e gatos poderão ser imunizados contra a raiva através da unidade móvelCães e gatos poderão ser imunizados contra a raiva através da unidade móvelO serviço é realizado de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Enquanto houver demanda por vacinação, a unidade móvel permanecerá no parque por tempo indeterminado. O local foi estrategicamente escolhido para atender aos bairros Nacional, São Sebastião, Costa e Silva, Industrial, Liberdade, São João Bosco, Pedrinhas, Olaria, entre outros bairros da região.

O vírus Lyssavirus da família Rhabdoviridae, conhecido como vírus da raiva, é um dos principais microrganismos transmitidos pelos morcegos e que podem chegar rapidamente na corrente sanguínea, atingindo o sistema nervoso central e levando a pessoa ao quadro de encefalopatia.

“A raiva é fatal tanto para o animal quanto para o ser humano, e o ciclo silvestre aéreo se mantém. Como essa região urbana tem diversas faixas de floresta, os morcegos acabam entrando em contato com outros animais infectados e, consequentemente, terminam espalhando o vírus para os animais não vacinados”, explica o biólogo e gerente da DCZADS, Edson Cruz.

Edson Cruz, gerente da DCZADSEdson Cruz, gerente da DCZADSOs animais vacinados pela primeira vez devem tomar a dose de reforço em 30 dias.

CARTÃO DE VACINA E ORGANIZAÇÃO

Caso o proprietário tenha a carteirinha de vacinação do pet é aconselhável levar. No entanto, se ainda não possuir, poderá ser emitida na hora pelo vacinador. O atendimento não tem prazo de término, mas enquanto houver interesse público ele será mantido na localidade.

Durante a semana será um vacinador por turno e, aos sábados, dois vacinadores disponíveis para o serviço.

SERVIÇO

Além da unidade móvel no Parque Circuito, agentes de saúde também atendem o público em geral na sede da DCZADS, que fica localizado na avenida Mamoré, nº 1120, no bairro Cascalheira, na região Leste de Porto Velho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já o Parque Circuito fica localizado na avenida Lauro Sodré, nº 2983, no bairro Olaria.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: