Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

LANÇAMENTO DO ATLAS DA NOTÍCIA 5.0


Compartilhe:

Publicado por

em

5ª edição do Atlas da Notícia foi divulgada na última quarta-feira (23). A pesquisa identificou uma redução de 9,5% na quantidade de desertos de notícias no Brasil e a liderança do jornalismo online. Apesar disso, 5 em cada 10 municípios brasileiros ainda são considerados desertos, ou seja, municípios que não têm informação jornalística local. Nessa condição estão 2.968 cidades e nelas vivem 29,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 13,8% da população brasileira.

O Atlas mapeia anualmente as iniciativas jornalísticas presentes em todas as regiões do país e disponibiliza os dados de forma aberta. A 5ª edição da pesquisa chega com um novo site, que facilita a exploração e uso desses dados e estatísticas. Em 2021, o Atlas mapeou 13.734 veículos jornalísticos em atividade no Brasil.

O coordenador da pesquisa, Sérgio Lüdtke, analisou o panorama nacional da jornalismo local a partir do levantamento. Leia aqui.

ANÁLISES REGIONAIS

PRÓXIMA FASE

As tendências, os riscos e oportunidades para o desenvolvimento do jornalismo local no Brasil serão analisados com maior profundidade a partir de uma pesquisa qualitativa a ser realizada pela equipe do Atlas da Notícia e divulgada nos próximos meses. Enviaremos as novidades por aqui, fique de olho!

Compartilhe: