Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

G1

Rio Madeira fica acima dos 10 metros pelo 3° dia, mas nível segue abaixo da média para janeiro em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


No mesmo período do ano passado, rio já estava acima dos 12 metros. Rio não deve atingir a zona de atenção para máximas nas duas próximas semanas. Nível do Rio Madeira deve permanecer dentro do nível médio segundo CPRM
Pelo terceiro dia seguido o nível do rio Madeira está acima dos 10 metros, em Porto Velho, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (27) pela Superintendência de Operações e Eventos Críticos (SOE).
Veja abaixo o nível dos últimos cinco dias:
Nível rio Madeira
Segundo dados da Agência Nacional de Águas (Ana), o rio passou os 10 metros no último dia 25 de janeiro, terça-feira. Até então, a média diária registrada era de 9,80m.
Na terça, o nível da água subiu 34 centímetros e o Madeira fechou o dia com 10,17 metros. Na quarta-feira (26) houve uma nova elevação, chegando a 10,22 metros. Já nesta quinta-feira o nível era de 10,21.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível do rio está abaixo da média para esta época do ano e é provável que o rio não atinja a zona de atenção para máximas nas duas próximas semanas, mesmo com a previsão de chuvas com intensidade moderada para os próximos 15 dias.
Em janeiro do ano passada, o madeira ficou acima dos 12 metros em Porto Velho. Já em janeiro de 2020 o nível da água era de 13 metros, em média.
Cotas
O rio entra em cota de atenção quando atinge os 14 metros e cota de alerta a partir dos 15. Segundo o CPRM, o rio só entra em cota de inundação quando ultrapassa a marca de 17 metros.
O rio Madeira atingiu a cota de 17 metros em 2019. Segundo a Defesa Civil, esta é a cota de transbordamento para uma eventual cheia na capital.
Cheias históricas
Quando registrou a cheia histórica, em 2014, o nível do rio Madeira atingiu mais de 19 metros. Milhares de pessoas foram retiradas de casa.
Em 2014, rio Madeira atingiu cheia histórica
Sérgio Vale/Secom Acre/Arquivo
Outro ápice do nível do rio foi em 9 de abril de 2007, quando o Madeira chegou a 17,52 metros. Na época, a enchente invadiu bairros, distritos e afetou cerca de 1,6 mil famílias somente em Porto Velho.
No ano de 2021, o Madeira ficou a um metro da cota de inundação.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: