Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

G1

Ministro de Minas e Energia anuncia que Rondônia fará parte do programa ‘Novo Mercado do Gás Natural’


Compartilhe:

Publicado por

em

Anúncio foi feito durante visita do ministro a Rondônia nesta quinta-feira (27). Segundo o governador Marcos Rocha (PSL), a abertura do mercado possibilita o desenvolvimento do estado. Ministro de Minas e Energia faz lançamento do projeto de mercado de gás em Rondônia
O ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque, anunciou que Rondônia vai fazer parte do programa “Novo Mercado de Gás Natural”. A declaração foi feita em coletiva de imprensa, durante uma breve visita ao estado nesta quinta-feira (27).
De acordo com o ministro, Rondônia possui um grande potencial de exploração, considerando a proximidade dos principais polos do gás natural na bacia dos rios Solimões e Amazonas.
As novas regras do mercado de gás natural permitem que empresas privadas explorem o recurso natural. Segundo o governador Marcos Rocha (PSL), a abertura do mercado possibilita o desenvolvimento do estado, através de investimentos e geração de emprego.
“Nós temos empresas que já tem interesse de entrar aqui no estado para fazer a exploração de gás. Isso gera emprego e faz também com que as demais empresas possam surgir”, apontou o governador.
O que é o novo mercado do gás?
O programa do Novo Mercado do Gás Natural foi lançado oficialmente em 2019. O projeto propõe mudar as regras de exploração do recurso natural, que por décadas foi comandado unicamente pela Petrobrás.
O projeto de lei foi votado na Câmara de Deputados e Senado ao longo de 2020 e 2021 e depois foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Defensores da nova lei afirmam que o texto facilita a entrada de novos agentes no mercado e dá segurança jurídica para a quebra de monopólio da Petrobras, o que pode baratear o gás natural.
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: