Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Política

Deputado Jean Mendonça defende destinação de emendas para apoiar entidades como o Cenape e as Apae’s


Compartilhe:

Publicado por

em

Ele defendeu que emendas parlamentares para a saúde, possam ser incluídas para essas entidades

O deputado Jean Mendonça (Podemos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão ordinária desta terça-feira (30), para fazer um relato de sua visita, no final de semana, ao Cenape (Centro de Atendimento às Pessoas Especiais), em Pimenta Bueno.

“Quero falar aqui de um dia muito especial que tive no último domingo, quando fui fazer uma visita ao Cenap, cidade aonde fui prefeito e fazia convênios com essa entidade, e sei da importância desse recurso para a manutenção de suas atividades”, enfatizou.

Segundo ele, em Pimenta o Cenape faz um trabalho semelhante ao que as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae’s) faz nos demais municípios de Rondônia. “E vendo a dificuldade que o Cenape enfrenta, o anseio daqueles profissionais, que muitas vezes são cedidos e alguns até voluntários, para atender as crianças, jovens e adultos especiais. Diante de um, talvez até desespero dos que trabalham lá, da necessidade de recursos, de querer fazer mais, sem puder”.

Ele apontou que “o Cenape precisa de mais recursos para atender com melhores condições. Saí dali, naquela tarde, avaliando que somos nós quem precisamos de ajuda, que criamos problemas. Somos ignorantes, vaidosos e brigamos por coisas desnecessárias. Já as crianças e adultos que vi lá, são felizes”.

Jean Mendonça argumentou que uma saída para fortalecer essa e outras entidades com trabalhos semelhantes, como as Apae’s, seria a destinação de emendas individuais dos parlamentares, para essas instituições. “Temos o orçamento impositivo, que determina que metade dos recursos das emendas seja destinada à saúde. O Cenape faz saúde e pode ser contemplado com esse recurso, faltando para isso uma consulta à Advocacia da Casa sobre a legalidade nesse sentido”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), parabenizou o deputado por sua sensibilidade em observar essa necessidade. “As Apae’s fazem um trabalho primoroso. É um trabalho social e também de saúde. Sempre destino emendas para as Apae’s e determino que o seu pedido de estudo seja feito, para que recursos de emendas parlamentares, dentro desse percentual para a saúde, possam ser destinados para as Apae’s”, anunciou.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT), aproveitou para dizer que “já coloquei emendas para as Apae’s, sendo como parte da saúde, num procedimento já usual e plenamente legal e viável. Para o próximo ano, vou destinar mais de R$ 400 mil para a Apae de Jaru, por exemplo”.

Para finalizar, Jean Mendonça agradeceu ao diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Elias Rezende, que esteve na região de Pimenta Bueno. “Pimenta recebeu o Tchau Poeira, com 13 quilômetros de recapeamento e mais cinco quilômetros de pavimentação. Solicitei aos diretor do DER atenção para a ponte no rio Arumã, na estrada velha do Calcário, a pavimentação no distrito de Itaporanga, num investimento de R$ 1,5 milhão, e a ciclovia do distrito até Espigão do Oeste”.

Texto: Eranildo Costa Luna-ALE/RO

Foto: Thyago Lorentz – ALE/RO

Compartilhe: