Conectado por

Rondônia, quinta, 16 de maio de 2024.

G1

Rádio CBN Amazônia em Porto Velho completa quatro anos


Compartilhe:

Publicado por

em


Chegada da CBN consolidou o jornalismo multiplataforma da Rede Amazônica em Rondônia. Foco da rádio que toca notícias é se aproximar cada vez mais do público. CBN Amazônia em Porto Velho.
Jaíne Quele Cruz/g1 Rondônia
Há exatos quatro anos, o g1 noticiava a inauguração da CBN Amazônia em Porto Velho. A rádio que toca notícias surgiu com o objetivo de aproximar cada vez mais o grupo Rede Amazônica da população e vem se consolidando com o passar do tempo.
“Rádio tem um alcance muito grande. A gente está dentro da casa das pessoas, no celular, às vezes a pessoa está no trânsito e ouvindo a gente. Então é um relacionamento que a gente cria com nosso ouvinte. Participamos das vidas das pessoas”, comenta a supervisora da CBN, Karla Cabral.
Através do canal 101,9 FM o sinal da CBN Amazônia Porto Velho alcança as cidades de Porto Velho. Pelo 93,7 FM alcança Guajará-Mirim (RO). No entanto, através do site da rádio, ouvintes de todo o mundo podem acompanhar as notícias de Rondônia e Região Norte.
Além das equipes de jornalismo que apuram e noticiam as informações, a CBN em Porto Velho conta com cerca de 50 colunistas que analisam e comentam os assuntos noticiados, dentro do seu campo de especialidade.
O biólogo Flávio Terassini é um dos especialistas que está desde o início na grade da CBN. Com a coluna Biodiversidade da Amazônia, ele fala sobre plantas, animais, doenças, problemas ambientais e vários outros assuntos voltados à região amazônica.
“Uma das minhas falas mais marcantes foi sobre uma onça que atacou um cachorro aqui na região de Porto Velho. Geralmente essas onças atacam porque nós estamos matando o alimento e ela vem próximo das residências em busca de alimento. Então quem é que invadiu o habitat de quem?”, relembra o biólogo.
Lucileyde Feitosa também faz parte dos colunistas da CBN, há anos falando sobre as demandas e anseios das comunidades ribeirinhas de Porto Velho. Através da experiência, ela decidiu trazer para a pesquisa de pós-doutorado a importância da rádio para a construção dos territórios de comunicação permeados por lutas históricas e sociais.
“Um dos fatos mais importantes ligados à CBN e à Rede Amazônica foi a volta do barco hospital Floriano Riva. Se não fosse essa participação de toda essa equipe de jornalismo, o barco ainda estaria atracado lá no Cai N’Água correndo o risco de naufragar”, comemora.
Multiplataformas
Com a chegada da CBN, o jornalismo da Rede Amazônica conseguiu alcançar todas as plataformas de comunicação: Televisão, rádio e internet.
“A CBN tem um papel diferente, ela puxa a profundidade do g1, ela puxa a mobilidade da TV, só que ela tem um diferencial que é a capacidade de discutir esse assunto”, comenta o gerente de jornalismo da Rede Amazônica em Rondônia, Benedito Teles.
Com relação à programação, a CBN possui um formato diferente, focado na notícia e discussão da informação, sem música entre os programas e intervalos. Nos últimos anos, a rádio também vem se integrando com as outras plataformas.
“Você tem uma rádio que rompeu os limites do estúdio e alcançou outras redações”, aponta Benedito.
Localmente a CBN Amazônia Porto Velho tem três programações matinais:
Jornal da Manhã
Horário: 8h às 9h30
Estrutura: As notícia destaque das primeiras horas do dia e do dia anterior. É um jornal informativo. O repórter entra ao vivo direto da rua, como com informações do trânsito.
Audiência Pública
Horário: 9h30 às 10h30
Estrutura: O audiência é focado no debate. Funciona como uma roda de conversa onde especialistas e outras pessoas envolvidas debatem assuntos de grande relevância social. Os ouvintes também conseguem participar, mandar suas perguntas ou comentários.
Boletim de Notícia
Horário: 10h30 às 11h
Estrutura: Com tempo mais curto, o boletim de notícias resume todos os assuntos que foram noticiados ao longo da manhã, com possíveis desdobramentos.
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Publicidade

EDIFÍCIO BUENOS AIRES
DJ90.COM.BR Brasil Digital google

Últimas notícias

Classificados

Compartilhe: