Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Mais de 9,7 mil ocorrências de violência doméstica são registradas em 3 anos em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher é lembrado no dia 25 de novembro. Dados da Sesdec são referentes aos anos de 2019, 2020 e até outubro de 2021. Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher é celebrado neste dia 25 de novembro
getty images
O Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher é lembrado neste dia 25 de novembro e o g1 fez um levantamento com dados da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Os dados apontam que entre 2019, 2020 e até outubro de 2021, 9.787 ocorrências de violência doméstica foram registradas em Porto Velho.
LEIA MAIS
Conheça três projetos que dão suporte para mulheres vítimas de violência doméstica em Porto Velho
Sobrevivente de violência doméstica, psicóloga encontra novo amor e paz ao lado da esposa em RO
Comandante da Patrulha Maria da Penha cria projeto para atender vítimas de violência doméstica em sala humanizada
Nos distritos de Abunã, Aliança, Calama, Demarcação, Extrema, Jaci-Paraná, Lago do Cuniã, Nazaré, Nova Califórnia, Nova Mutum Paraná, Rio Pardo, São Carlos, União Bandeirantes e Vista Alegre, o total de ocorrências de violência doméstica registradas em três anos foi 520.
Já na capital, conforme o levantamento e com o dados do Sistema da Polícia Civil, foram 9.267 ocorrências de crimes de violência contra mulher registradas no mesmo período.
Os crimes de ameaça, difamação, calúnia, injúria e lesão corporal também fazem parte do rol da violência doméstica. Veja abaixo os números de ocorrências registradas nos distrito e na região metropolitana de Porto Velho:
Nas delegacias de Rondônia
De acordo com a Sesdec, entre os meses de janeiro e setembro deste ano, 7.886 ocorrências foram registradas como violência doméstica nas delegacias do estado. No quadro abaixo, veja o número de ocorrência por crimes do rol da violência doméstica.
Dados de violência doméstica em Rondônia
Sesdec-RO
A delegada titular da Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (Deam), Amanda Ferreira Levy, pontua que é muito importante que as denúncias sejam feitas formalmente através dos canais oficiais, como o 180, portal do Governo Federal, ou pelo canal 197 da Polícia Civil. A pessoa não precisa se identificar.
“No momento em que a pessoa faz a denúncia, é importante que ela ofereça o maior número de dados possíveis tanto da vítima, como do agressor. O contato da vítima é de extrema importância, pois é o meio mais rápido que temos de falar com a vítima”, destaca a delegada.
Guia: Veja a lista de onde buscar auxílio em 20 cidades de Rondônia
Ciclo de violência
Ciclo da violência contra a mulher
Fernanda Garrafiel/ Arte G1
A mulher que está em um relacionamento abusivo geralmente vivencia um ciclo de violência composto por três fases: tensão, agressão e lua de mel. Esse ciclo tende a se repetir diversas vezes dentro da relação.
Veja outras notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: