Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

Igualdade racial será tema de debate com presença de instituições públicas e da sociedade civil


Compartilhe:

Publicado por

em

No próximo sábado (27), o I Encontro Rondoniense Zumbi e Dandara dos Palmares será realizado de forma presencial, das 9h às 12h, no Porto Velho Shopping, com transmissão pelo YouTube

arte retangular com fundo marrom. Na parte superior há uma foto pequena do Zumbi e outra da Dandara, à esquerda. Está escrito na cor branca: I Encontro Rondoniense Zumbi e Dandara dos Palmares. Abaixo há mosaicos com as fotos dos palestrantes. Arte: Divulgação

O I Encontro Rondoniense Zumbi e Dandara dos Palmares será no próximo sábado (27), aberto ao público em geral e com participação de instituições públicas e da sociedade civil. O evento vai debater temas relacionados à diversidade e igualdade racial, como os mitos da democracia racial e da inexistência de racismo no Brasil e, mais especificamente, em Rondônia, o papel das corporações policiais na promoção da igualdade racial, os desafios e as metas para construção da sociedade rondoniense mais igualitária, entre outros temas. O evento será no sábado, das 9h às 12h, no auditório da Uniron, no Porto Velho Shopping, com transmissão pelo canal Direitos Humanos em Conexão com Você, no YouTube.

O debate vai abordar questões sobre a formação histórica do Brasil e o processo de formação do inconsciente coletivo discriminatório e de ações preconceituosas, debater formas de enfrentar o inconsciente coletivo da democracia racial e discutir sobre o enfrentamento da discriminação, preconceito e racismo em nível interpessoal e institucional.

Vão participar dos debates o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Antônio de Jesus Sousa Miranda; a procuradora da República Gisele Bleggi; o defensor público Fábio Roberto de Oliveira Santos; o secretário adjunto da Secretaria de Segurança, delegado Hélio Gomes Ferreira; o diretor da Uniron Alexandre Porto; a presidente da Federação dos Cultos Afro-religiosos, Umbanda e Ameríndios, Ana Carla Pereira da Costa; o professor doutor Marco Teixeira; a professora doutora Rosangela Hilário; o professor mestre César Augusto Freitas Jacques e representante da OAB Subseção Rondônia.

O evento é uma realização do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e do canal Direito Humanos em Conexão com Você, com apoio da Uniron, MPF, OAB, Sesdec, Gepea Audre Lorde, Fecauber, Juntos Pela Inclusão, Gepiaa, Neabi e Cufa.

Novembro é o mês da Consciência Negra por ter sido no dia 20 deste mês a data em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, em 1695.

Serviço:
I Encontro Rondoniense Zumbi e Dandara Palmares
Inscrição on-line até 27/11 no site da https://portais.uniron.edu.br/Comercial/
Inscrição obrigatória no site para modalidade presencial, vagas ilimitadas
Auditório da Uniron Shopping

Compartilhe: