Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Vale-gás deve ser concedido a 21 mil famílias de Porto Velho, diz Semasf


Compartilhe:

Publicado por

em

Pagamento deve começar em até 60 dias. Veja quem tem direito ao novo auxílio que busca ajudar famílias de baixa renda. Vale-gás: Entenda o programa e quem tem direito ao auxílio
Ao menos 21 mil famílias de Porto Velho devem ser beneficiadas com o vale-gás, auxílio aprovado pelo governo federal para ajudar famílias de baixa renda a comprar o botijão de gás de 13 kg.
O objetivo do programa é dar ‘um alívio’ ao bolso da população mais pobre já que, desde o início do ano, o preço médio do gás de cozinha já subiu quase 30% e é um dos itens que mais tem pesado na inflação.
Inflação do gás de cozinha: veja 7 dicas para o botijão render mais em casa
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), cerca de 21 mil famílias da capital terão direito ao auxílio, com base em dados do Cadastro Único (CadÚnico).
Como vai funcionar?
Os beneficiários receberão, a cada dois meses, o valor correspondente a pelo menos 50% do preço médio nacional de revenda do botijão de 13 kg. Essa média de preço é divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente, o botijão de 13 kg passa de R$ 100 em Porto Velho.
Segundo a Semasf, o pagamento do voucher para compra de gás será feito preferencialmente à mulher chefe de família. O pagamento deve iniciar em até 60 dias.
Quem tem direito ao vale-gás?
Terão direito ao vale-gás:
famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 550);
famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC, que prevê um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem a família.
A lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
Segundo a Semasf, a ajuda de custo promete subsidiar até 50% no preço médio da botija até o fim do ano de 2022, com recurso pagos pela Petrobras à União.
Em breve, o Ministério da Cidadania deverá disponibilizar um link específico para consulta, onde a pessoa poderá saber se tem direito ao vale-gás.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: