Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Polícia

Rondônia participa de evento como referência no uso de Bodycam na Segurança Pública


Compartilhe:

Publicado por

em

Rondônia é referência no uso de Bodycams (câmera acoplada ao corpo do policial) no reforço à Segurança Pública

O estado de Rondônia é considerado pioneiro no Brasil na utilização de Bodycam, pequena câmera acoplada ao corpo do policial militar, que permite a filmagem de todo o procedimento efetuado pelo profissional de segurança pública. Por este motivo, o Governo de Rondônia foi convidado a apresentar aos demais estados do País a aplicação do equipamento em uma reunião realizada em São Paulo, no Centro de Operações da Polícia Militar daquele Estado.

O evento que ocorreu nesta semana teve o intuito de padronizar as normas que envolvem o uso do equipamento, por meio de Procedimento Operacional Padrão, em todas as forças de segurança do Brasil.

Secretário da Sesdec explicou sobre o uso da Bodycam em Rondônia

A iniciativa da reunião partiu do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), sendo o secretário de Segurança do Mato Grosso, Alexandre Bustamante, o escolhido para conduzir os trabalhos e relatar os materiais compilados na reunião. “Precisamos implantar as bodycams em todos os estados, então nada melhor que os profissionais da Segurança Pública tenham a tecnologia a seu favor. Esse equipamento serve para proteger o policial de qualquer situação da qual ele for acusado injustamente”.

Na ocasião, o gestor da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá, compartilhou as boas práticas e as dificuldades enfrentadas na implantação do equipamento em Rondônia, bem como a forma de uso nas corporações. “O Governo de Rondônia tem buscamos sempre investir em tecnologia. Este é um momento histórico, sinto-me honrado em representar Rondônia e vivenciar tudo isso junto aos senhores”.

Pachá ainda falou sobre a importância do equipamento na vida do militar. “Antes de existir as câmeras, os policiais se sentiam intimidados nas abordagens, depois disso tudo mudou, agora eles são protagonistas nas cenas de ocorrências”.

Participantes apresentaram propostas de inovação na Segurança Pública que serão apresentadas ao MJSP

Os participantes foram divididos em grupos para debaterem sobre os temas que foram propostos pelo secretário Alexandre Bustamante, tais como: Marco Legal, Protocolo de Uso, Cadeia de Custódia e Custeio/Financiamento. Os grupos debateram por mais de duas horas sobre o assunto e ao final, puderam explanar sobre o que concluíram e o que trouxeram de ideias, para que o Bustamante possa levar ao Colégio Nacional de Secretário de Segurança Pública, visando aprovação para ao final encaminhar os trabalhos ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

BODYCAMS

As Bodycams são câmeras acopladas ao corpo, que permitem a filmagem de todo o procedimento policial. As câmeras filmam as interações entre o policial militar e o cidadão. Em Rondônia o policial de cada guarnição sai para o serviço utilizando o dispositivo.

As imagens captadas são armazenadas em um equipamento do tipo Dockstation e podem auxiliar em situações investigativas e também quando for necessária a constituição de provas.

Esses equipamentos e outras tecnologias embarcadas utilizadas no âmbito da Segurança Pública fazem com que os policiais militares desenvolvam suas atividades cotidianas de registros de ocorrências de forma mais célere, com as condições necessárias e adequadas para os devidos procedimentos inerentes às tarefas, cumprindo assim os compromissos com a sociedade rondoniense.

Compartilhe: