Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

G1

Rondônia leva cinco prêmios no ‘Coffee of the Year 2021’ durante Semana Internacional do Café


Compartilhe:

Publicado por

em


Na categoria de fermentação induzida canéfora, o primeiro lugar foi conquistado por uma mulher rondoniense pelo segundo ano consecutivo. Confira vencedores. Vencedores de Rondônia no Coffee of the Year 2021 em MG
Renata Silva/Arquivo Pessoal
O palco da cerimônia de premiação do ‘Coffee of the Year 2021’ foi tomado pelas cores da bandeira de Rondônia na noite desta sexta-feira (12), durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). Os cafeicultores da região das Matas de Rondônia ganharam cinco prêmios, no total.
Na categoria de fermentação induzida canéfora, o primeiro lugar foi conquistado por uma mulher rondoniense pelo segundo ano consecutivo. Em 2021 o prêmio vai para Poliana Perrut de Lima. No ano passado o troféu foi para Ediana Capich. As duas são de Novo Horizonte do Oeste (RO).
Ainda na categoria de fermentação induzida canéfora, Alessandra Inácio Lopez Frez ganhou o segundo lugar e Geanderson Gambarte Vieira o terceiro. Todos produtores também de Novo Horizonte.
Na categoria canéforas naturais, ficou com o segundo lugar Deigson Mendes Bento e Dione Mendes Bento em terceiro. Os dois representam o Café Don Bento de Cacoal (RO).
LEIA TAMBÉM:
Irmãos de RO vendem porcos para chegar até Semana Internacional do Café e comercializam sacas por preço recorde
Entenda a diferença dos cafés robustas amazônicos naturais e fermentados
O que é o ‘Coffee of the Year’?
A competição foi criada em 2012, com o objetivo de reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.
O concurso, que acontece anualmente na Semana Nacional do Café, conta com duas fases. Na primeira, as amostras enviadas por produtores de todo o Brasil são torradas e provadas por profissionais licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café e são provadas por compradores.
Ao final, as 21 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso, sendo 10 de café arábica, cinco de canéfora, três de fermentação induzida arábica e três de fermentação induzida canéfora. A revelação e premiação do café mais pontuado acontece durante a semana.
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: