Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Executivo

Detran Rondônia e Polícia Militar executam a ação “Duas Rodas, Uma só Vida” em Buritis


Compartilhe:

Publicado por

em

Cidade de Buritis é atendida com ação de trânsito específica para motociclistas

Para alertar a população sobre acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tem realizado a ação “Duas Rodas, Uma só Vida” em todo o Estado. O trabalho que é desenvolvido pela Diretoria Técnica de Fiscalização a Ações de Trânsito (DTFAT) foi realizado na quinta-feira (4) na cidade de Buritis.

O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito e Coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, explica que a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”, consiste na orientação e conscientização específica para os condutores de motocicleta.  “O número de pessoas acidentadas no trânsito, que utilizam motocicleta, é muito grande, aproximadamente 90% dos acidentes são causados por falha humana”, salienta o Welton Ribeiro.

Outro fator importante que justifica um trabalho específico para os condutores de motocicletas é que mais de 50% da frota do Estado de Rondônia é composta de motocicleta. O diretor da DTFAT explica que o projeto “Duas Rodas, Uma só Vida” consiste em orientar e conscientizar o condutor de motocicleta como deve agir na via, a chamada direção defensiva. Além das orientações, a ação fiscaliza questões sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Motociclistas são convidados a assistirem vídeo com imagens impactantes de acidentes de trânsito

Durante a ação o condutor da motocicleta é abordado na fiscalização e convidado para assistir um vídeo de cinco minutos que mostram imagens de acidentes de trânsito e como poderiam ser evitados.

É uma forma de impactar o cidadão, pois aquele fato pode ocorrer com qualquer pessoa que faz uso da motocicleta, se não fizer a coisa certa no trânsito, ressalta o diretor de fiscalização do Detran.

Enquanto os condutores estão assistindo ao vídeo, os agentes de trânsito do Detran fazem a vistoria na motocicleta e ao final, o condutor é orientado a fazer as correções para deixar o veículo em condições de uso, conforme prevê a legislação. Orientações a respeito da regularização do licenciamento do veículo são passadas, caso seja necessário.

O trabalho é feito em parceria com a Polícia Militar do Batalhão de Policiamento de Trânsito de Porto Velho e por agentes de trânsito do Detran da capital e da regional onde esta sendo realizada a ação.

DADOS ESTATÍSTICOS DE BURITIS

O município de Buritis tem 22.660 veículos automotores, dos quais 12,1 são motocicletas e 3 mil motonetas. O restante da frota está dividido entre automóvel, caminhonetes e maquinários agrícolas. A frota de veículo com duas rodas, representa mais de 60% dos veículos do município.

O município registrou redução no número de sinistro não fatal se comparar com 2019 em relação a 2020, o número caiu de 128 para 48. O número de sinistro com vitima fatal também reduziu em 2019, foram sete mortes, sendo que em 2020 foram seis vitimas fatais.

Os dados estatísticos também mostram que 55,56% dos sinistros de trânsito ocorrem nas estradas rurais e 44,44% no perímetro urbano. E 88,89% dos acidentes ocorrem nas estradas vicinais (municipais) e 1,11% nas rodovias estaduais.

A maioria absoluta dos sinistros ocorre durante o dia com percentual de 71,7% e a noite o percentual é de 28,3%. A principal causa de morte por sinistro de trânsito é causado por queda, depois colisão lateral e seguida por colisão frontal.

 Acesse os dados estatísticos do Detran – https://www.detran.ro.gov.br/category/estatisticas/

Compartilhe: