Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

Geral

Bairro de Porto Velho é escolhido para evento-teste do Censo 2022


Compartilhe:

Publicado por

em

O questionário da amostra será aplicado em cerca de 1.200 domicílios em Rondônia

Prefeito recepcionou equipe do IBGE Prefeito recepcionou equipe do IBGEO bairro Liberdade, em Porto Velho, será palco da mais recente estratégia de teste promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em preparação para o Censo 2022. Na manhã desta quinta-feira (4), o prefeito Hildon Chaves participou da ação de lançamento na região central da cidade.

O teste nacional acontece nos meses de novembro e dezembro deste ano. Nesta etapa serão feitas as avaliações dos sistemas de coleta, equipamentos, abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à covid-19.

Hildon Chaves ressaltou a importância do estudo: “O censo faz uma radiografia detalhada do país e municípios. Estamos aqui prestigiando essa iniciativa muito importante para o planejamento de políticas públicas diversas”, destacou.

DESENHO DA ESTRATÉGIA

Segundo o coordenador operacional do Censo Demográfico em Rondônia, Jorge Elarrat, os recenseadores vão percorrer cerca de 1.200 domicílios, conforme desenho elaborado pelo IBGE.

“Vamos verificar com essa ação se toda a operação está correta para que a gente possa no ano que vem, no período de junho a agosto, fazermos de maneira efetiva o Censo 2022 e mapearmos quantos somos, onde vivemos, como vivemos, quais são as características”, explica.

Recenseadores estarão identificados com a logo do IBGE Recenseadores estarão identificados com a logo do IBGENa prática, a pesquisa vai proporcionar a montagem do mais completo retrato da sociedade brasileira.

Jorge Elarrat lembrou que, em todas as pesquisas do instituto, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é absoluto. “Receba e abra as portas ao nosso recenseador para que ele possa fazer o melhor trabalho possível”, convida.

SEGURANÇA

O planejamento de atuação do IBGE na ação teste é composto por sete recenseadores, que vão trabalhar uniformizados com colete, bolsa e máscara de proteção com a logomarca do instituto, além de um aparelho, semelhante a um smartphone, para a coleta de informações. No colete, consta um crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do recenseador.

Para saber mais, acesse o site ou telefone 0800 721 8181.

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: