Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Política

Escola do Legislativo é integrada à campanha de doação de medula óssea


Compartilhe:

Publicado por

em

Diretor do Instituto Invida ministrou palestra aos servidores da escola nesta quarta-feira (03)

A importância de a conscientização da população sobre a doação de órgãos reuniu, na manhã desta quarta-feira (3), diretores, instrutores e integrantes da área administrativa da Escola do Legislativo (EL). Com a aproximação da Semana Nacional de Doação de Órgãos, de 14 a 21 de dezembro, a escola fará ações relativas ao tema visando incentivar ao máximo a doação, principalmente de medula óssea.

O diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro, abriu a breve palestra destacando a relevância do tema, que terá a semana nacional visando a conscientização sobre a doação, pois estão em jogo vidas, que podem ser salvas com um simples ato de amor ao próximo. A escola terá divulgação nas salas de aula, redes sociais e área de comunicação sobre a necessidade e como se cadastrar para a doação, atendendo orientações do presidente da Assembleia Legislativa (ALE), Alex Redano (Republicanos).

Doar órgãos “não é assistencialismo, mas sim um ato de amor ao próximo”, disse Fábio Ribeiro na abertura da reunião com o presidente do Instituto Nacional de Apoio a Vida-Invida de Rondônia, Lindberg Oliveira. A ação na escola dos deputados incentivando a doação ocorrerá no próximo dia 3 de dezembro e é importante alertar, que cadastro não é doação e sim um banco de dados.

Para doar órgãos, no caso a medula, a pessoa deve ter de 18 a 55 anos, e que não tenham Aids ou câncer independentemente de tipo sanguíneo, hipertensão, hepatite, diabetes ou se tomam remédios controlados. E é necessário se cadastrar ao Registro de Doadores de Medula (Renome).

A dificuldade para se encontrar um doador compatível, segundo Lindberg é enorme, pois de 5,5 milhões inscrições no Cadastro Nacional, cerca de 800 aguardam uma medula adequada. A doação da medula, que é o tutano do osso é sem dor.

Ao final da palestra Fábio Ribeiro constituiu uma comissão de servidores da Escola do Legislativo para tratar da ação no próximo dia 3. “Estamos felizes em poder ajudar nesta campanha liderada pelo Instituto Invida, pois doar órgãos é um importante ato de ajudar o próximo”, concluiu.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Escola do Legislativo-ALE/RO

Compartilhe: