Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

Prédio do Relógio ganha iluminação azul durante o mês de novembro


Compartilhe:

Publicado por

em

Objetivo é chamar a atenção dos homens para o câncer de próstata
Nova iluminação da sede da Prefeitura faz alusão ao Novembro AzulNova iluminação da sede da Prefeitura faz alusão ao Novembro AzulApós a campanha “Outubro Rosa” chegou a hora de trocar a iluminação do Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho. A mudança acontece em alusão à Campanha Novembro Azul, que atenta para cuidados com a saúde do homem, especialmente em relação ao câncer de próstata.

As luzes serão acesas na próxima segunda-feira (1) destacando a importância da campanha. As Três Caixas D’Água, cartão-postal da cidade, também passam pela troca durante todo o mês de novembro.

Para a iluminação especial, os dois locais contam com refletores de 400 watts de potência. A substituição das cores já começou. A troca está sendo realizada por equipes da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).

 

NOVEMBRO

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, entre elas o câncer de próstata. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A idade é um fator de risco importante, uma vez que, tanto a incidência quanto a mortalidade, aumentam significativamente após os 50 anos.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Entre os sintomas estão a dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

As unidades de saúde do município terão programação própria. A solicitação de exames de PSA já faz parte da rotina do município que oferta, ainda, o encaminhamento para o Centro de Especialidades Médicas (CEM) ou para a Policlínica Dr. Rafael Vaz e Silva quando observado alterações.

Texto: Renata Beccária
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: