Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Política

Rondônia recebe R$ 1 milhão para cirurgias de reconstrução mamária; recurso foi indicado pela deputada Mariana Carvalho


Compartilhe:

Publicado por

em

O Estado de Rondônia recebeu R$ 1 milhão para bancar cirurgias de reconstrução mamária em mulheres mastectomizadas pelo SUS. O recurso foi indicado pela deputada federal Mariana Carvalho por solicitação dos deputados estaduais Alex Redano e Alan Queiroz.

A reconstrução mamária é um tipo de cirurgia plástica que normalmente é feita em mulheres que tiveram de realizar a remoção da mama, normalmente devido ao câncer de mama. A legislação já define direito à cirurgia reparadora nas redes pública e privada, mas a falta de recursos acaba fazendo com que a espera seja longa por esse tipo de procedimento cirúrgico.

Pensando nisso, a Deputada Mariana Carvalho, atendeu ao pedido dos deputados estaduais e indicou o recurso via Ministério da Saúde. Conforme lembra a parlamentar, a cirurgia de reconstrução mamária ajuda a melhorar a auto estima, confiança e qualidade de vida da mulher que teve que enfrentar o câncer e a mastectomia (retirada da mama).

“É uma grande alegria poder fazer parte de algo tão importante e poder trazer novamente a autoestima de muitas mulheres. Tenho certeza que essa é uma iniciativa que vai beneficiar muitas mulheres, dando mais alegria a todas”, destacou.

SOBRE A CIRURGIA

O tipo de procedimento varia de paciente para paciente, mas embora muitos fatores determinem qual o tipo de reconstrução mamária é mais indicado para cada mulher, dois tipos são os mais comuns: os que usam implantes de silicone ou salinos, e os que usam tecido (pele, gordura e músculo) de outra área do corpo para criar uma nova mama, o que é chamado de reconstrução autóloga. Em alguns casos, pode ser usada uma combinação dos dois procedimentos para deixar a mama mais natural.

Compartilhe: