Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

G1

Duas pessoas são presas em operação de reintegração de posse de oito fazendas de Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em


Entre os principais crimes apurados na ação estão desmatamento, morte de gado e venda clandestina de lotes. Foco são as fazendas localizadas em Ponta do Abunã. Fazenda em Abunã (RO) na divisa com o estado do Acre.
Rede Amazônica/Reprodução
Duas pessoas foram presas durante a Operação Nova Mutum que cumpre mandados de reintegração de posse em oito fazendas de Rondônia, em áreas de conflitos agrários. Os detidos foram flagrados com grande quantidade de dinheiro, supostamente vendendo lotes de fazendas invadidas, segundo a Polícia Militar (PM).
Durante coletiva à imprensa nesta terça-feira (19), a PM informou que a operação já era planejada há 60 dias. E atualizou que ela deve contar com aproximadamente 400 policiais, sendo:
100 em pontos de bloqueio,
100 na limpeza das vias de acesso, trabalhando tirando armadilhas, por exemplo, e
outros 200 patrulhando as fazendas simultaneamente.
Segundo o comandante geral da Polícia Militar, Alexandre Almeida, o foco da operação são as fazendas localizadas na região de Ponta do Abunã.
Entre os principais crimes apurados na ação estão desmatamento, morte de gado e venda clandestina de lotes.
Rondônia é o terceiro estado da Amazônia Legal com mais conflitos no campo, aponta estudo
Dono de fazenda é torturado e morto com esposa e três funcionários em Vilhena
“As reintegrações tinham decisões judiciais para serem realizadas, todavia se fizéssemos uma a uma, ao seu tempo, ocorreria a migração daqueles que estavam fazendo esbulho e invadindo as fazendas, então a Polícia Militar passou 60 dias fazendo um planejamento e fez o chamamento de outras instituições com o objetivo de fazermos uma reintegração coletiva, a maior que se tem notícia no estado de Rondônia”, comentou.
Ainda conforme o comandante, há indícios que os posseiros “entram nas terras, fazem o esbulho possessório, cometem crimes ambientais e vendem a propriedade que não é deles para outras pessoas”.
Na última sexta-feira foi feito o cerco nas fazendas, foi estabelecido um posto de controle e a partir da quarta-feira (20), de fato, começam as reintegrações nas oito fazendas.
A operação está programada para se estender até o dia 25 de outubro, podendo ser prorrogada.
Há pouco mais de uma ano, três policiais morreram durante emboscada em uma área de conflito na região de Nova Mutum em Porto Velho. No mês de setembro, duas pessoas morrem durante tiroteio na região de Abunã.
Ações de reintegração de posse em operação ‘Nova Mutum’
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: