Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

Saúde

Unidades de saúde do município voltam a vacinar contra a covid-19 na sexta-feira (22)


Compartilhe:

Publicado por

em

Contingente dos que receberam uma ou nenhuma dose de imunizante preocupa para as festas de fim de ano

Prefeitura de Porto Velho  mantém pontos fixos de vacinação em locais acessíveis Prefeitura de Porto Velho mantém pontos fixos de vacinação em locais acessíveisAs unidades de saúde de Porto Velho voltam a atender, na sexta-feira (22), com vacinas contra a covid-19. A iniciativa vai atender a demanda das pessoas que consideram que os pontos de atendimento instalados no Porto Velho Shopping e na Escola do Legislativo estão distantes de suas residências.

O anúncio foi feito pela gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, que destacou que as aulas presenciais estão retornando e ainda há crianças de 12 anos que não foram vacinadas. Ela citou ainda que o contingente dos que não tomaram sequer a 1ª dose, está em torno de 70 mil pessoas.

 

“O grupo que mais aberto à proteção contra a covid-19 é o da faixa de 70 anos. Este segmento vai maciçamente aos pontos de vacinação e até agradece após receber sua dose. Os demais são mais resistentes”, explicou a gerente de imunização.

 

RISCO

Ao falar sobre a estratégia de atendimento, Elizeth explicou que a Prefeitura de Porto Velho faz o chamamento à população, mantém pontos fixos em locais acessíveis e também vai aos bairros para imunizar, mas muitas pessoas resistem.

 

“Quem não se vacina coloca em risco a sua saúde e também a de quem está próximo. A situação atual apresenta um quadro favorável com redução do número de óbitos, mas a pandemia ainda persiste”, advertiu.

 

Elizeth Gomes manifestou preocupação com a proximidade das festas de fim de ano, quando as famílias se reúnem para momentos de confraternização. Segundo ela, nestas ocasiões, uma pessoa não imunizada representa grande risco para o grupo. “Por isso temos pressa em fazer com que o esquema vacinal seja completo no maior número de pessoas possível até dezembro”, afirmou ela.

 

Esquema vacinal precisa ser completo contra a covid-19Esquema vacinal precisa ser completo contra a covid-19CUIDADOS

A médica pneumologista Mariana Bezerra, que trabalha na Unidade de Pronto Atendimento da zona Sul, disse que já existem casos de infecção que necessitam de internação, o que significa que os cuidados com a proteção contra o vírus devem ser redobrados.

 

Segundo Mariana Bezerra, a vacina evita que a pessoa, se for infectada, tenha sintomas graves.

Ela explica que a vacina dá resposta específica e duradoura ao organismo. A recomendação, acrescentou, vale para quem já teve covid-19 e pensa que já está totalmente imune. “O melhor combo é vacina, máscara a mãos higienizadas”, finalizou.

 

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Saul Ribero

 

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: