Conectado por

Rondônia, terça, 19 de março de 2024.

Cultura

Plano Municipal de Turismo vai desenvolver o setor em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Plano pretende iniciar um ciclo de ações estruturantes


Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

Plano tem como principal objetivo definir as ações para o turismo localPlano tem como principal objetivo definir as ações para o turismo localCom a proposta de desenvolver políticas públicas favoráveis ao turismo, projetos e ações estruturantes que colaborem no fortalecimento da atividade turística e promoção dos segmentos na capital, a Prefeitura de Porto Velho entrega, na quarta-feira (20), às 9h, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Plano Municipal de Turismo.

O Plano, elaborado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), através do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur), pretende iniciar nesta gestão um ciclo de ações estruturantes, como projetos de revitalização de atrativos turísticos, atualização do inventário turístico da capital, novo material promocional, retomada das atividades do Conselho Municipal de Turismo e elaboração da Política Municipal de Turismo.


Continua após a publicidade
AUMENTE SUAS VENDAS - MELHORE A IMAGEM DO SEU NEGÓCIO OU EMPRESA

A Política Municipal de Turismo define as atribuições do município na esfera do planejamento, desenvolvimento e fomento ao setor turístico, definindo as prioridades para o investimento no setor em Porto Velho.

De acordo com a Semdestur, a política norteará a atuação da pasta contemplando os eixos de atuação, incluindo o desdobramento destas ações através do Plano Municipal de Turismo, principal ferramenta de planejamento da atividade turística no município, promovendo o desenvolvimento do turismo de forma ordenada com as ações necessárias à sua concretização.

“Um correto planejamento permite que os riscos sejam minimizados, os investimentos distribuídos de maneira correta e as metas e diretrizes sejam alcançadas”, destacou a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra.

PARCERIA

Proposta é que este Plano seja um marco no desenvolvimento do turismoProposta é que este Plano seja um marco no desenvolvimento do turismoA Semdestur e Sebrae iniciaram uma parceria para o desenvolvimento do Plano Municipal, a partir de reunião de start do projeto no dia 1º de fevereiro.

Para desenvolvimento do Plano foram necessárias reuniões presenciais e virtuais entre a equipe Defotur e Sebrae, sendo revisadas cada etapa do Plano, incluindo revisão das etapas de diagnóstico da demanda, diagnóstico da oferta, diagnóstico estratégico, posicionamento de mercado, avaliação e monitoramento.

Ainda segundo Glayce Bezerra, o Plano Municipal de Turismo tem como principal objetivo definir as ações para o turismo local através de metas a curto, médio e longo prazos, além de fomentar o desenvolvimento da atividade turística porto-velhense, de modo a superar as expectativas dos turistas e beneficiar a economia, a cultura e a sociedade como um todo.

“A proposta é que este Plano seja um marco no desenvolvimento do turismo no município, através da implementação, da gestão e do controle da atividade turística, permitindo tanto ao poder público quanto à iniciativa privada, tomar decisões cada vez mais objetivas e acertadas”, afirma.

Texto: Semdestur
Foto: Leandro Morais

 

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: