Conectado por

Rondônia, terça, 30 de novembro de 2021.



Exame

Robô que aspira areia? BeBot quer ajudar na limpeza de praias


Compartilhe:

Publicado por

em


Continua após a publicidade
Colégio Sapiens

Pensar em sustentabilidade é sinônimo de lembrar, quase sempre, que é necessário diminuir a quantidade de plástico nos oceanos. E se a tecnologia puder ajudar nisso, melhor ainda. Na era do robô aspirador, é com essa premissa de ajudar a limpar praias de todo o mundo que foi criado o BeBot, um aparelho totalmente elétrico, capaz de limpar até 3 mil metros quadrados por hora.

Com uma espécie de peneira e o auxílio de uma pá, ele consegue cavar uma profundidade de até 10 centímetros e coleta resíduos tão pequenos quanto um centímetro quadrado. Bitucas, embalagens de alimentos, tampas de garrafas e tudo mais que poderia ficar escondido na areia, são retidos no aparelho.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Como parte da sustentabilidade, o equipamento funciona à base de baterias e é capaz de usar energia solar para reabastecê-las.

O equipamento foi desenvolvido pela empresa norte-americana 4ocean, especializada em remover dejetos plásticos dos oceanos, em parceria com a Poralu Marine, companhia canadense líder global em design, fabricação e instalação de tecnologia e infraestrutura marítima que respeita o meio ambiente.

Atualmente, um desses aparelhos está em testes na Flórida para ajudar a manter praias limpas. Se tudo der certo, a ideia é que outras 29 unidades possam ser usadas para limprar praias, resorts e outros locais. No site da 4Ocean, além da limpeza da Flórida, a companhia afirma que em um futuro próximo, vai disponibilizar um dos equipamentos para o Havaí e apoiar iniciativas já existentes na ilha de Oahu.

Por enquanto, ainda não há previsão de chegada ao Brasil.

Fonte: Revista Exame

Publicidade

educamaisbrasil educamaisbrasil

Últimas notícias

Facebook