Conectado por

Rondônia, segunda, 18 de outubro de 2021.



Geral

Recreações e atividades físicas são necessárias e devem ser incentivadas


Compartilhe:

Publicado por

em

Brincadeiras ajudam a desenvolver habilidades motoras da criança
Atividades esportivas nas escolas municipais são incentivadasAtividades esportivas nas escolas municipais são incentivadasBrincar faz parte da natureza das crianças e de todos os seres humanos. Não se trata apenas de um passatempo. Para os educadores, é brincando que a criança desenvolve habilidades importantes para aprender e também desenvolver o seu aprendizado, até mesmo na vida adulta. É por isso que a Prefeitura de Porto Velho incentiva a recreação e atividades esportivas nas escolas municipais, visando um futuro melhor para os alunos.


Continua após a publicidade
Colégio Sapiens

E um dos personagens responsáveis por essas atividades com as crianças é o professor de educação física Cleverson Pedraza, que ingressou na rede municipal há 14 anos, dos quais, seis dedicados às crianças da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pé de Murici, na zona Leste.

“A brincadeira é natural do ser humano. O movimento faz parte do nosso dia a dia, seja para atividades corriqueiras dentro de casa, na escola, no trabalho, em praças, parques, enfim, a gente utiliza os nossos movimentos também como forma de brincadeiras e aprendizado”, afirma o educador.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Cleverson Pedraza destaca a importância da atividade físicaCleverson Pedraza destaca a importância da atividade físicaPedraza acrescenta que as recreações, por mais simples que sejam, potencializam e desenvolvem diversas atividades motoras. Em tempos de tecnologia, quando muitas crianças não desgrudam do celular, até mesmo incentivadas pelos pais, é importante que elas pratiquem atividades físicas e esportivas.

FAMILIARES DEVEM INCENTIVAR

“Os pais precisam e devem incentivar seus filhos a subir em árvores, correr, chutar uma bola e pular corda. Hoje em dia, até uma simples brincadeira muitas vezes já não é permitida, sendo que os pais deveriam incentivar e participar. É por isso que a gente tenta explorar o máximo possível as diversas possibilidades que a escola oferece”, acrescentou o educador.

Ainda de acordo com o professor, não apenas os pais, mas todas as pessoas adultas que estão ao redor das crianças, como tios, avós ou responsáveis, que fazem parte do seu dia a dia, devem incentivar e também brincar com as crianças, para que desenvolvam suas habilidades motoras, tão essenciais para o hoje e para o futuro.

Gracilene Pimenta, diretora da escola Pé de MuriciGracilene Pimenta, diretora da escola Pé de Murici“Qualquer movimento que elas puderem fazer em casa é válido. Eu, como profissional de educação física, um professor de escola infantil, da educação básica, sempre recomendo que as pessoas procurem desenvolver qualquer tipo de atividade, qualquer tipo de exercício físico para que elas tenham um nível de saúde melhor e, consequentemente, melhor qualidade de vida”, orienta o professor.

PAPEL DA ESCOLA

Para a diretora da escola, Gracilene Pimenta, o fato de as crianças estarem muito ligadas ao mundo da tecnologia, faz ser ainda mais necessário que elas retomem o hábito de brincar e interagir com outras crianças. “A nossa escola procura desenvolver o hábito de brincadeiras. Todas as nossas atividades da escola são dinâmicas e buscam trabalhar o coletivo e as brincadeiras tradicionais”, declara.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Publicidade

GOVERNO DE RONDÔNIA educamaisbrasil educamaisbrasil

Últimas notícias

Facebook