Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Intervalo entre doses da vacina Pfizer é reduzido para 28 dias em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


Prefeitura havia diminuído o intervalo para 50 dias nesta semana. Redução para 28 dias foi autorizada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e começou a valer na sexta-feira (8). Vacina da Pfizer
Divulgação
A prefeitura de Porto Velho reduziu de 50 para 28 dias o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer. A medida começou a valer na sexta-feira (8).
Conforme a administração municipal, a mudança tem como intuito “acelerar a imunização, considerando que já foram detectadas ocorrências da variante delta no município”. A redução no intervalo da vacina foi autorizada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
Segundo o Painel Vacinômetro da prefeitura, mais de 100 mil pessoas precisam tomar a 2ª dose da Pfizer. Para isso, uma busca ativa das pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal está em andamento.
Ainda de acordo com a pasta, a 3ª dose do imunizante foi liberada para todos os grupos, mas é necessário obedecer o intervalo de seis meses da 2ª dose.
Neste sábado (9), a vacinação acontece no Porto Velho Shopping, das 14h às 19h, e no distrito de Vista Alegre do Abunã, das 8h às 19h, na unidade de saúde.
O que diz a bula?
A bula da farmacêutica, disponibilizada no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), orienta um intervalo maior ou igual a 21 dias (de preferência 3 semanas) entre a primeira e a segunda dose.
O documento alerta que a pessoa vacinada “pode não estar protegida até pelo menos 7 dias após a segunda dose da vacina”.
Intervalo da vacina da Pfizer: Por que o Brasil adota 3 meses entre doses e não segue indicação de 21 dias?
Intervalos
Dentre as vacinas disponíveis, a segunda poderá ser aplicada nos seguintes prazos:
CoronaVac – 28 dias
AstraZeneca – 90 dias
Pfizer – 28 dias
Vacinômetro
Até quinta-feira (7), 341.108 pessoas tomaram a 1ª dose da vacina em Porto Velho, segundo dados do Portal Vacinômetro da prefeitura. Desse total, 178.400 tomaram a 2ª dose.
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: