Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

Geral

Inscrições abertas para evento sobre fronteiras e direitos humanos na UE e Mercosul


Compartilhe:

Publicado por

em

 
Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, das 19h às 22h, será realizado via transmissão online o “V Colóquio sobre fronteiras e direitos humanos na União Europeia e no Mercosul”.
As inscrições podem ser realizadas no site do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF): www.idesf.org.br
Os participantes receberão certificado.
Segundo o Professor Tomaz Espósito Neto, um dos organizadores do evento, Mercosul e União Europeia são regiões prioritárias para o Brasil. “O Mercosul é o maior mercado de produtos industriais brasileiros. Já a União Europeia é o principal investidor dos países do Mercosul, rivalizando pari passu com a China”.
Os debates permearão 3 temáticas principais: “Mercosul e União Europeia: perspectivas contemporâneas”, “A União Europeia como ator global” e “Crise migratória e direitos humanos no mundo pós Covid-19”. Sobre a programação, Tomaz também destacou que a União Europeia é o principal financiador de projetos de cooperação na região e o principal parceiro nos aspectos culturais e educacionais. “Os países do Mercosul são os que mais usufruem de projetos como o Erasmus. Além disso, tanto o Mercosul quanto a UE são parceiros em várias temáticas, desde proteção de direitos humanos, democracia, igualdade de gênero, desenvolvimento sustentável, entre outros. São atores muito fortes, aliados, parceiros em instâncias multilaterais como a OMC e a ONU”.

Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF, comentou que é de fundamental importância discutir tais temas nas áreas de fronteira. “A visão europeia é interessante porque eles tiveram uma construção de cooperação entre os países membros muito eficiente. Assim, podemos trazer uma reflexão para que os países do Mercosul formatem suas agendas à luz desses mecanismos universais de direitos humanos”.

O evento é uma realização do Programa Erasmus, Cátedra Jean Monnet (UFGD), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), Ministério da Defesa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Programação
Compartilhe: