Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Cultura

Programação semanal – Festival Digital Palco Giratório 2021


Compartilhe:

Publicado por

em

 

Apresentações serão exibidas ao vivo pelo canal do Youtube Sesc Brasil até o dia 16 de outubro

 

Com foco na valorização da cultura e dos grupos de artes cênicas do país, o Sesc retorna este ano com o projeto Palco Giratório, mas agora com novo modelo: o Festival Digital Palco Giratório. A 23ª edição teve início no dia 30 de setembro e segue até o dia 16 de outubro realizando no total 17 transmissões ao vivo dos espetáculos, pelo canal do Youtube Sesc Brasil.

 

Os espetáculos serão realizados presencialmente nos teatros do Sesc nos Estados (sem público) e transmitidos para todo o Brasil.  Se por um lado o artista não terá contato físico com a plateia, em função da necessidade de isolamento social, por outro, as transmissões vão dar a oportunidade dos grupos ampliarem sua visibilidade e serem vistos por um público muito maior, pois a plateia poderá estar em todos os lugares ou regiões do país.

 

Em Rondônia, o projeto será realizado em formato híbrido, uma vez que sediará espetáculos locais no Teatro 1 do Sesc Esplanada, localizado na Avenida Presidente Dutra, 4175, Olaria – Porto Velho. Os grupos Tia Vavá dos Bonecos, O Imaginário e Cia de Artes Fiasco levarão seus espetáculos para estudantes da rede municipal de ensino, respeitando o distanciamento social e seguindo os protocolos de saúde pública vigentes. A programação pode ser consultada no site https://sescro.com.br/sesc-anuncia-programacao-para-o-festival-palco-giratorio-2021/

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE 04/10 a 10/10

 

04/10

Nome: Mini cabaré tanguero (AL)
Grupo: Julieta Zarza

Hora: 19h (horário RO) l 20h (horário Brasília)

 

Sinopse: Um fabuloso e variado Cabaré Porteño onde os espectadores mais exigentes poderão contemplar o melhor da dança e da música Rio-Platense. Seria tudo formidável, não fosse um pequeno “porém”: a excêntrica Julieta pode aparecer e roubar a cena. Um solo onde manipulação, mágica, danças excêntricas, humor e panaquice surpreendem e emocionam a cada instante.

 

05/10

Nome: Macbeth e o reino sombrio – Shakespeare para crianças (RS)
Grupo: Coletivo Órbita
Hora: 15h (horário RO) l 16h (horário Brasília)

Sinopse: Os generais de guerra Macbeth e Banquo, voltam triunfantes de uma batalha contra a Noruega. Passando por um pântano, se deparam com três bruxas que lhes apontam algumas previsões: Macbeth será barão de Cawdor e futuramente rei. E Flaêncio, filho de Banquo, também será rei. A ambição de Macbeth e de sua esposa, Lady Macbeth, diante das profecias das bruxas os leva a cometer um gesto de traição contra o rei, gerando tempestuosos conflitos.

 

06/10

Nome:  Kintsugi, 100 memórias. (SP)
Grupo: Lume Teatro

Hora: 19h (horário RO) l 20h (horário Brasília)

 

Sinopse: KINTSUGI, 100 memórias é uma proposta cênica que, partindo dos limites da teatralidade e de modo fragmentário, tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar. Para nós, a memória não é nem monumentalista nem autocomplacente; é, sim, um exercício do presente para revisitar as crises passadas, os erros cometidos, as cicatrizes – pessoais e coletivas – que a história nos deixou e, assim, corrigir o nosso futuro; é o reencontro com a dor como ato de superação.

 

 

07/10

Nome:  Sobre azares futuros (MA)
Grupo: Budejar Criações Artísticas

Hora: 19h (horário RO) l 20h (horário Brasília)

 

Sinopse: Um prólogo. Quatro cenas. Uma atriz. Cinquenta minutos de narrativas políticas e poéticas, singelas, dolorosas e alegres, sobre ser mulher no mundo, sobre as lutas diárias do universo feminino. Os azares futuros; os assédios; o aborto; a maternidade e o direito sobre o corpo; são essas as questões em debate, na cena, no corpo e nas marcas da atriz. Composto por uma estrutura dramatúrgica fragmentada, com cenas independentes e com uma estética que propõe cortes secos, picos de alegria, mas sem finais felizes, o espetáculo gera um fio de tensão, questiona, indaga e propõem cenas reflexivas sobre o feminino e as relações de poder no cotidiano da mulher.

 

08/10

Nome: O vazio é cheio de coisa (DF)
Grupo: Cia Nós No Bambu
Hora: 19h (horário RO) l 20h (horário Brasília)

Sinopse: Num vazio, se desenrola uma dramaturgia ilustra por meio da poesia, da pele, do vegetal,  do gesto, do olhar, do som e da luz.

 

09/10

Nome: O circo a céu aberto (RJ)
Grupo: O circo a céu aberto
Hora: 15h (horário RO) l 16h (horário Brasília)

Sinopse: O espetáculo “O circo a céu aberto” resgata nos espaços públicos a atmosfera poética do encontro, do aplauso, do sorriso, do despertar para a imaginação, por meio da linguagem do palhaço, da comédia física e da arte de rua. O resultado é uma catarse coletiva de gargalhadas, transformando os espectadores, independentemente de idade ou perfil social, em crianças ao redor de um picadeiro, debaixo de um circo sem lona.

 

 

10/10

Nome:  Interior (CE)
Grupo: Grupo Bagaceira de Teatro
Hora:  19h (horário RO) l 20h (horário Brasília)

Sinopse: “Interior” traz para a cena duas velhinhas que insistem em não morrer. Elas já cruzaram diversas gerações e sabem tudo a respeito da vida. Dão conta de todas as histórias prováveis e improváveis. O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida, onde o impossível é mero detalhe. Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avós.

 

SOBRE O PALCO GIRATÓRIO

 

Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas desde 1998, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros e promove a troca de experiências por meio de uma vasta programação.  Este ano, artistas e públicos de diferentes regiões do País estarão conectados em salas virtuais para dialogar sobre essa história. A realização do Palco Giratório neste formato digital demonstra a força do projeto como uma política inovadora e pluralista de incentivo às artes cênicas, profundamente impactadas pela pandemia no Brasil. Neste ano, mesmo reconhecendo a perda do valor presencial das ações, a expectativa é conquistar um número maior de espectadores a partir da ampliação de acesso gerada pela transmissão via internet.

 

Serviço: Sesc anuncia programação para o Festival Palco Giratório 2021

Data: 30 de setembro a 16 de outubro

Programação: https://sescro.com.br/sesc-anuncia-programacao-para-o-festival-palco-giratorio-2021/

Exibição – YouTube do Sesc Brasil –  https://www.youtube.com/user/SescBrasil

 

****

Acompanhe as ações do Sesc Rondônia nas redes

Na Web: https://sescro.com.br/

No Instagram: @sesc_ro

No Facebook: @sescrondonia

Compartilhe: