Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Tecnologia

Falha no Instagram, Facebook e Whatsapp pode estar relacionada aos servidores DNS


Compartilhe:

Publicado por

em

Os servidores de nomes que respondem pelo domínio Facebook, são o A.NS.FACEBOOK.COM,B.NS.FACEBOOK.COM,C.NS.FACEBOOK.COM e D.NS.FACEBOOK.COM estrategicamente separados, apresentam falhas para resolver o domínio facebook.com, ataques como “brute force” (DDOS) podem sobrecarregar os servidores e impedir que o domínio seja resolvido normalmente via navegador de internet ou aplicativo.

Os demais serviços como banco de dados, sites internos de administração, arquivo de fotos, dentre outros podem ser afetados pois todos dependem do domínio raiz no caso o facebook.com para funcionar.

Instagram

Os servidores DNS do instagram que são : NS-1349.AWSDNS-40.ORG, NS-2016.AWSDNS-60.CO.UK,NS-384.AWSDNS-48.COM,NS-868.AWSDNS-44.NET respondem sem nenhum problema, mas os serviços podem estar vinculados ao domínio facebook.com, e isso pode ser a causa de estarem fora do ar.

Whatsapp

Tanto o aplicativo como o web whatsapp estão fora do ar, em testes por esta coluna de tecnologia os servidores de nomes do Whatsapp que são: A.NS.WHATSAPP.NET, B.NS.WHATSAPP.NET, C.NS.WHATSAPP.NET e D.NS.WHATSAPP.NET não responderam a nenhum teste.

Você pode consultar sobre qualquer domínio internacional em :
https://lookup.icann.org/lookup

 

Compartilhe: