Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

TJ-RO concede habeas corpus parcial para Chaules Pozzebon, madeireiro considerado um dos maiores desmatadores do Brasil


Compartilhe:

Publicado por

em


Chaules foi condenado a quase 100 anos de prisão em junho deste ano. Decisão permite que ele saia do sistema penitenciário federal para o estadual. Sessão da 1ª Câmara Criminal de Ariquemes nesta quinta-feira (30)
TJ-RO/Reprodução
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) atendeu parcialmente o pedido da defesa de Chaules Volban Pozzebon e concedeu habeas corpus parcial para que ele saia do sistema prisional federal para o estadual. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (30) durante sessão da 1ª Câmara Criminal de Ariquemes (RO).
Atualmente Chaules está preso na penitenciária federal de Campo Grande (MS) e, com a obtenção do HC, poderá cumprir pena em um presídio estadual de Rondônia.
A defesa entrou com pedido de habeas corpus solicitando a substituição da prisão de Chaules por medidas cautelares diversas, como prisão domiciliar, monitoramento eletrônico e proibição de sair da cidade. Entretanto, o tribunal não concedeu, mas permitiu a transferência de presídio.
Chaules é apontado pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) como um dos maiores desmatadores do Brasil. Em junho deste ano ele foi condenado a 99 anos, dois meses e vinte e três dias de prisão por crimes de organização criminosa e extorsão.
Chaules foi preso em casa nesta quarta-feira (23), em Ariquemes.
Polícia Federal/Reprodução
Ele é empresário na região de Ariquemes, dono de mais de 100 madeireiras e foi preso em 2019 pela Polícia Federal (PF), durante a Operação Deforest, suspeito de liderar uma organização criminosa que invadia terras para extração ilegal de madeira.
Na época, a sentença de 592 páginas também define a pena para outros 15 envolvidos, sendo que 11 são policiais militares.
As investigações começaram a partir de denúncias feitas ao MP-RO por moradores da região do Vale do Jamari que estariam sendo ameaçados e extorquidos pelo grupo composto por empresários, policiais, pistoleiros, entre outras pessoas.
Na visão da defesa, a sentença é equivocada.
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: