Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Política

“A retomada dos voos em Cacoal é essencial para a economia”, alerta Jaqueline Cassol


Compartilhe:

Publicado por

em

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou mais uma vez da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a retomada dos voos no aeroporto de Cacoal. O aeroporto é o único do interior do estado que continua sem pousos e decolagens. Nessa quinta-feira (30), Jaqueline Cassol reuniu -se com o Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) da ANAC, Giovano Palma, na sede da agência em Brasília.

Durante o encontro, o superintendente destacou que a Azul Linhas Aéreas já está autorizada a operar até oito voos semanais na cidade, com aeronaves com capacidade entre nove e 108 passageiros.

“O aeroporto já está apto para até oito frequências semanais. No entanto, para operações por instrumentos há necessidade de certificação junto a ANAC ” explicou.

A deputada ressaltou que a falta de voos locais dificulta o desenvolvimento econômico regional, uma vez que a demanda é alta e aeródromo mais próximo fica há cerca de 107 quilômetros de distância, em Ji-Paraná.

“O aeroporto de Cacoal é um dos melhores do Estado e não faz sentido a demora na volta dos voos. A Azul Linhas Aéreas está criando uma série de critérios  que estão sendo superados um a um  e mesmo assim recebemos sempre uma informação negativa. A falta de voos prejudica a economia”, alertou.

Os voos em Cacoal foram interrompidos logo no início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, e desde então o aeroporto já passou por inúmeras melhorias e adequações solicitadas pela Azul e Anac. A principal queixa da companhia aérea era a falta de segurança da cerca patrimonial.

Segundo o DER as obras da cerca já estão  75% executadas, os sistemas PAPI foram instalados nas duas cabeceiras, a aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) já fez a verificação do espaço. Além disso, o terminal de passageiros foi concluído, a ampliação da faixa da pista está pronta e o processo de certificação para poucos e decolagens por instrumentos já foi iniciado.

OFÍCIO- A deputada enviou também um ofício ao presidente da Azul John Rodser informando o andamento das obras e solicitando esforços para as volta das atividades. Para a construção do documento, Jaquwline Cassol mobilizou lideranças da cidade como o prefeito Adailton Furia, o presidente da Câmara João Paulo e os  presidentes do CDL Adeveudo Gomer e  da ACIC Joici Strey.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhe: