Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Exame

Análise fundamentalista: evento ensina a identificar cases da bolsa


Compartilhe:

Publicado por

em

A forte volatilidade da bolsa nos últimos meses tem deixado muito investidor indeciso sobre quais ações manter na carteira, quais comprar e quais vender. Mas há maneiras de navegar com segurança mesmo em tempos incertos.

Uma das mais utilizadas por investidores experientes é o value investing, uma estratégia de investimento que consiste em apostar em ações cujo preço está abaixo do que seria o valor mais adequado para a empresa em questão.

O value investing foi inspirado nas ideias de Benjamin Graham, autor do clássico O investidor inteligente, de 1949. A obra é considerada a bíblia do value investing e recomendada por investidores consagrados como Warren Buffett.

Para identificar o valor justo de uma ação, investidores recorrem à análise fundamentalista: a partir de dados financeiros e operacionais de uma companhia, como receitas, geração de caixa, lucros etc., do setor em que atua, do mercado e da economia, é possível estimar o valor intrínseco da empresa em questão e de suas ações.

A estratégia do value investing permite que o investidor tenha uma visão de médio e longo prazo que o deixe mais seguro e confortável em relação às fortes oscilações dos preços das ações e aos efeitos manada da bolsa, que muitas vezes ou quase sempre levam a distorções nas cotações que levam algum tempo para se dissipar.

Para disseminar esse conhecimento, a EQI promove na próxima terça-feira, dia 28, o evento Cases da Bolsa, em que grandes investidores vão ensinar como fazer uma avaliação dos fundamentos de uma empresa para selecionar em quais vale a pena investir. Será um evento totalmente online e gratuito. Veja como se inscrever e participar.

O objetivo do evento é ensinar como uma empresa é gerida e como isso impacta o preço e a valorização da ação. E revelar como os grandes cases da bolsa são formados, para não perder mais nenhuma oportunidade.

Entre os nomes já confirmados estão Leandro Siqueira, criador do curso Valuation do Zero ao Avançado; e Aline Cardoso, gestora de renda variável da EQI Asset, com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

Como convidados estão executivos como Tiê Lima, cofundador e CEO da Enjoei; Sérgio Zimerman, CEO da Petz; Frederico Alonso, head de relação com investidores do GPA (Pão de Açúcar); Melina Rodrigues, head de RI da Vivara (VIVA3); e Pedro Chermont, sócio-fundador da Leblon Equities.

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: