Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Jurídicas

Projeto de inteligência artificial do TJRO é finalista de Prêmio Nacional de Inovação


Compartilhe:

Publicado por

em

inovGestGepe

O Tribunal de Justiça de Rondônia é finalista do Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial, que ocorre durante a 5ª Edição do Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o ecossistema de Justiça (Expojud), com o projeto “GêPê – um modelo cognitivo de chatbot para o Poder Judiciário do Estado de Rondônia”, que é um protótipo de inteligência artificial que realiza o atendimento automático do cidadão pela internet, indicando o caminho a seguir para acessar um serviço ou, até mesmo, iniciar um processo judicial.

Segundo a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic) do TJRO, Ângela Carmen Szymczak de Carvalho, o GêPê é uma iniciativa da Stic em conjunto com a SGP, visando a implantação de um chatbot cognitivo para atender às demandas da área de recursos humanos, liberando os servidores da área para dar atenção a temas que necessitem de atenção mais aprofundada. Foi possível em decorrência de uma licitação iniciada em 2018, com a contratação e início dos trabalhos em meados de 2019.

A equipe que atuou no projeto reúne analistas de tecnologia e recursos humanos. Além da secretária da Stic, Ângela Carmen, e do secretário de Gestão de Pessoas – SGP, Gustavo Luiz Sevegnani Nicocelli, integraram o grupo desenvolvedor da solução os servidores  Alex Castiel Barbosa, Carla Meiriane de Almeida Costa. Cleiton Augusto Corrêa Bezerra, Felipe Oliveira Colen, Geisa Araujo de Oliveira, Jeiele Eline Castro Silva, Marcos Kenne Barbosa, Marcos Vinícius Souza Barros, Queliane Cristina Castro Costa Batista, Sidnei Roberto Feliciano da Silva e Vagner dos Santos Ribeiro.

A entrega do Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial será realizada no dia 5 de outubro, em Brasília-DF. A iniciativa do Expojud visa o incentivo de projetos inovadores de tecnologia, gestão e novas metodologias no âmbito do Ecossistema de Justiça, assim como soluções criadas para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

O TJRO concorre na categoria Inovação na Gestão, com projetos dos tribunais do Amazonas e Santa Catarina; da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia e da Secretaria de Justiça de São Paulo. Nessa categoria estão concorrendo projetos que geraram inovação na gestão, no uso de novas abordagens metodológicas e tecnologias em processos internos à instituição

O prêmio destaca cases de sucesso e profissionais com perfil empreendedor em suas instituições, em seis categorias: Inovação Tecnológica, Inovação na Gestão, Enfrentamento da Crise, Laboratórios de Inovação, Liderança Exponencial e Executivo de TI Inovador.

 

Avaliação

Todos os projetos submetidos passaram por três fases antes de chegar à final. Primeiro pela conferência quanto à presença de material explicativo; em seguida pela avaliação de todos os projetos pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo FIA-USP; e pela análise com especialistas em governo.

Para votar em um dos finalistas é necessário que as pessoas estejam inscritas no Expojud. As inscrições são pelo site: www.expojud.com. O Prêmio de Inovação é uma iniciativa do Judiciário Exponencial com apoio do Instituto de Administração da Universidade de São Paulo.

 

Congresso

5ª Edição do Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o Ecossistema de Justiça (Expojud) é online, gratuito e acontece de 5 a 7 de outubro.

Durante a programação, especialistas abordarão novas técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas às instituições de Justiça e como é possível transformar hábitos e rotinas. Dentre eles estão Conrado Schlochauer, Dora Kaufman, Gil Giardelli e Tiago Mattos.

As palestras acontecerão sempre das 8h30 às 18h. A inscrição na 5ª Edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça pode ser realizada em https://www.expojud.com.

 

Conheça os finalistas na categoria:

A permanência e atratividade de servidores para prestação de serviços judiciais do Tribunal de Justiça do Amazonas, em localidades remotas do interior do Amazonas por meio do teletrabalho (TJ/AM)

Auditoria das prestações de contas das serventias extrajudiciais (TJ/SC)

Central de Atendimento Digital (PGE/BA)

GêPê – um modelo cognitivo de chatbot para o Poder Judiciário do Estado de Rondônia (TJ/RO)

LGPDjus (TJ/SC)

PROGRAMA E- VARA (SJ/SP)

Projeto ERP no PJSC: Gerenciamento de receitas (TJ/SC)

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Compartilhe: