Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

Banco promove ação para levar facilitar acesso ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte 


Compartilhe:

Publicado por

em

A ação chamada FNO Itinerante será realizada em quatro municípios de Rondônia: Mirante da Serra, Nova União, Vale do Paraíso e Vale do Anari 

 Para levar informações de acesso ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), o Banco da Amazônia (BASA) realizará nos próximos dias 27 e 28 de setembro, respectivamente nos municípios de Mirante da Serra e Nova União, em Rondônia, a ação FNO Itinerante de modo presencial, reunindo diversos representantes dos setores produtivos como sindicatos e associações de produtores rurais, Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

 O estado de Rondônia já foi alvo da ação do Banco. A primeira rodada da ação FNO Itinerante foi realizada pelo BASA no município de Primavera de Rondônia na última sexta-feira (17). O evento ocorreu de modo presencial na Câmara dos Vereadores e contou com a participação dos representantes dos municípios e de entidades parceiras como a Emater e Sebrae. 

 O superintendente regional de Rondônia, Diego Campos, explica que o FNO Itinerante é uma ação estratégica para levar informações sobre o acesso ao crédito do Fundo por produtores rurais e empreendedores dos 52 municípios de Rondônia. De acordo com o superintendente, são eleitos municípios mais distantes e que apresentaram baixo nível de contratação nos últimos anos. “Damos a oportunidade dos mais diversos interessados a conhecerem as linhas de crédito disponibilizadas pelo FNO e estreitamos o contato com representantes dos mais diversos setores econômicos destes municípios aonde vamos”, informou.  

 A superintendência informa que a próxima rodada acontecerá em Mirante da Serra, no Auditório da Prefeitura Municipal, a partir das 9h30. Nos demais municípios, as reuniões ocorrerão no Auditório da Câmara dos Vereadores, no horário de 09h30. As datas serão: em Nova União, no dia 28/09, Vale do Paraíso 29/09 e no Vale do Anari, no dia 08/10.

História                           

O FNO Itinerante teve início com um projeto piloto em 2010. Os ganhos sociais obtidos com a realização do FNO Itinerante foram fundamentais na visibilidade institucional à ação de governo, no cumprimento de levar crédito de fomento a todos os municípios da Região e no alinhamento às diretrizes e prioridades da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).  

 Enquanto administrador dos recursos, o Banco da Amazônia efetua operações que atendam prioritariamente aos segmentos produtivos de menor porte (mini/micro, pequenos e pequeno-médios empreendedores e microempreendedores individuais), agricultura de base familiar, empreendimentos que utilizem matérias-primas e mão de obra local e que produzam alimentos básicos para consumo da população e projetos sustentáveis, com vista à geração de trabalho e renda à população local.

O FNO apresenta recursos oriundos da arrecadação do Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e do Imposto sobre produtos industrializados (IPI). É um instrumento financeiro substancial e tem o Banco da Amazônia como administrador dos recursos, guiado pelas diretrizes do MDR e da Sudam, colocam a Região Norte na rota do desenvolvimento, atendendo desse modo, ao objetivo principal da Política de Desenvolvimento do país, na redução da pobreza e das desigualdades regionais.

Serviço:
Ação FNO Itinerante no municípios de Mirante da Serra
Data: 27 de setembro
Horário: 9h30
Local: Auditório da Prefeitura Municipal
Entrevistas: Superintendente Regional Diego Campos – (69) 9984-9997
Informações: 91-98568-7003
Compartilhe: