Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Saúde

Projeto “Enxergar” já realizou sete mil cirurgias entre catarata e pterígios desde a implantação em 2019


Compartilhe:

Publicado por

em

A ação tem o intuito de zerar a fila de espera nessas especialidades e propor uma melhor qualidade de vida à população

 

O projeto “Enxergar”, iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já realizou sete mil cirurgias entre catarata e pterígios (carne crescida) desde a implantação, em  2019. A ação tem o intuito de zerar a fila de espera no Estado nessas especialidades e propor uma melhor qualidade de vida à população que necessita dessas cirurgias. Na semana passada em Cacoal foram realizados mil procedimentos cirúrgicos.

Em Jaru, o projeto já aconteceu, no entanto, será disponibilizado mais mil procedimentos que contemplarão os pacientes dos seguintes municípios: Buritis, Machadinho d’Oeste, Alvorada d’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Presidente Médici, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

Projeto ofertará mil cirurgias em Jaru

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, salienta que mais uma etapa do projeto “Enxergar” foi finalizada com sucesso em Cacoal. “Estamos totalizando sete mil cirurgias de catarata e pterígio. O governador Marcos Rocha pediu que fizéssemos este projeto para zerar a fila de espera. Fecharemos o ano de 2021 com dez mil cirurgias realizadas e, já no primeiro trimestre de 2022, terminamos em 13 mil cirurgias em Rondônia”, diz.

Máximo ainda reitera que a ação tem parceria múltiplas e opera em vários municípios do Estado. “Isso é o Governo de Rondônia levando saúde para nossa gente, especialmente, interiorizando, levando aos municípios as cirurgias para que não haja a necessidade de nossos pacientes se deslocarem de suas cidades até a capital”.

Quem necessita de consulta oftalmológica, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima, solicitar a avaliação com o médico e aguardar o setor de regulação entrar em contato para buscar a guia autorizada e encaminhá-lo para Jaru.

Em Jaru, esta etapa do projeto “Enxergar” conta com emenda parlamentar do deputado federal Lúcio Mosquini.

Compartilhe: