Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Saúde

Campanha para imunizar cães e gatos em Porto Velho começa nesta segunda-feira (20)


Compartilhe:

Publicado por

em

Dia “D” da campanha será no sábado (25)
Último caso registrado da doença em Porto Velho foi em 2003Último caso registrado da doença em Porto Velho foi em 2003Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Porto Velho inicia a campanha de vacinação contra a raiva animal, das 7h30 às 17h30, sem intervalo. A ação acontece na sede do Departamento de Controle de Zoonoses, que fica na avenida Mamoré, nº 1120, próximo da faculdade Uniron, zona Leste da cidade.

O Dia “D” da campanha de vacinação antirrábica será no sábado (25), com diversos postos espalhados por toda cidade. Esses postos vão funcionar em escolas públicas do estado e da prefeitura. Por enquanto já foram definidos 65 locais para a imunização dos animais, mas esse número poderá aumentar. A lista completa será divulgada posteriormente.

Conforme o gerente da Divisão de Controle de Zoonoses, Thiago Martinho, serão vacinados somente cães e gatos saudáveis a partir dos três meses de vida. O objetivo da campanha é estabelecer, num curto espaço de tempo, uma barreira imunológica (proteção) para impedir a transmissão do vírus da raiva aos animais domésticos.

“Vale ressaltar que a raiva é letal, tanto em animais quanto em humanos, daí a necessidade de manter o seu bicho de estimação sempre vacinado e saudável”, alerta Martinho.

A boa notícia é que, em relação à raiva, o cenário é positivo em Porto Velho. O último caso registrado da doença no município foi no ano de 2003. De acordo com Thiago Martinho, esse feito se deve a todo trabalho preventivo realizado pela Prefeitura, através da equipe do DCZ, e das campanhas de vacinação em massa realizadas na capital e nos distritos.

Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: