Conectado por

Rondônia, sexta, 22 de outubro de 2021.



Saúde

Testagem em massa acontece em Porto Velho e em outras seis cidades brasileiras


Compartilhe:

Publicado por

em

Só na capital rondoniense, a estimativa é de que mais de 6 mil testes sejam realizados em um dia
Mais de 70 profissionais de saúde fazem parte da açãoMais de 70 profissionais de saúde fazem parte da açãoNesta sexta-feira (17), o Ministério da Saúde (MS) lançou o Plano Nacional de Expansão de Testagem em Massa para o novo coronavírus (covid-19). A ação aconteceu simultaneamente em Porto Velho (RO), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Macapá (AP), Foz do Iguaçu (PR) e Natal (RN). A meta é atingir a marca dos 5 milhões de testes realizados em um dia. Só na capital rondoniense, uma das cidades contempladas pelo lançamento, a estimativa é de que mais de 6 mil testes sejam feitos.


Continua após a publicidade
Colégio Sapiens

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), mais de 70 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde fazem parte desta ação com o objetivo realizar o controle do vírus após a vacinação da população com a primeira e segunda dose do imunizante, conforme preconiza o MS.

O estacionamento do IG Shopping, no setor Leste da cidade, foi o local escolhido estrategicamente por ser a região onde está concentrado o maior número de habitantes, além de ser a localidade que teve o maior número de casos registrados da covid-19.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Prefeito Hildon Chaves destacou a importância da testagem em massaPrefeito Hildon Chaves destacou a importância da testagem em massa“Em breve essa testagem estará disponível em todas as unidades de saúde do nosso município”, informou a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Panati.

Ao todo, 800 kits com 20 testes cada foram repassados pelo MS à Prefeitura, totalizando 16 mil testes que deverão ser utilizados nas unidades e ações do município.

Logo cedo, uma pequena fila se formou abaixo das tendas em direção às equipes responsáveis pelo cadastramento. Rubens Botelho de Medeiros, morador do bairro Embratel, 74 anos, foi um dos primeiros a comparecer no local para realizar o exame rápido. “Eu estava com coriza e meio ruim, então resolvi aproveitar os testes para saber se eu estava com a doença ou não. Graças a Deus deu negativo. Recomendo que as pessoas venham fazer o teste, o atendimento está sendo ótimo e rápido”, falou.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez uma conferência on-line com todas as cidades participantes desta ação. O secretário de Atenção Primária à Saúde do MS, Raphael Câmara Medeiros Parente, esteve na capital porto-velhense e participou da conferência ao lado do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.

 800 kits com 20 testes cada foram repassados pelo MS à Prefeitura800 kits com 20 testes cada foram repassados pelo MS à Prefeitura“Dos 60 testes realizados até o momento, dois testaram positivo. Apesar de ser uma má notícia, ela é boa também, pois significa que a curva da doença está decaindo em Porto Velho”, explicou Raphael Câmara.

“O impacto da testagem já é conhecido, uma eficiência de 90% de assertividade. Agora a Semusa contará com mais esse instrumento para auxiliar no atendimento à nossa população dentro das nossas unidades de saúde”, declarou o prefeito Hildon Chaves.

A primeira e a segunda dose da vacina, para o público 12 +, continuam sendo aplicadas no IG Shopping e no Porto Velho Shopping. Na Faculdade Fimca a vacinação para esse público segue até esta sexta-feira. A dose de reforço para os idosos 70+ e pessoas imunossuprimidas também ocorre nos três locais.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Publicidade

GOVERNO DE RONDÔNIA educamaisbrasil educamaisbrasil

Últimas notícias

Facebook