Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

G1

VÍDEO: Forte chuva destrói abrigo de cães e gatos em Cacoal, RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Cerca de 70 animais estavam no local no momento do temporal. Alguns cães gatos foram levados para o Centro de Zoonoses. Chuva destrói abrigo de animais em Cacoal, RO
Um abrigo de animais ficou destruído após a forte chuva que atingiu a cidade de Cacoal (RO) na quarta-feira (8). Apenas 20 minutos de chuva foi o suficiente para alagar o abrigo da ONG Vira Lata Vira Amor.
Em vídeos feitos no local, os voluntários mostram o teto cheio de buracos e os animais no local completamente alagado.
De acordo com Natália Pina, uma das integrantes do projeto, cerca de 70 cães e gatos estavam no local no momento da forte chuva.
Eles perceberam que havia algo errado quando as câmeras de segurança pararam de funcionar e a internet caiu.
Cachorro aparece em chão alagado após temporal em Cacoal
Reprodução
Apesar de ter durado pouco tempo, a chuva e o vento forte destelhou boa parte do abrigo e causou muitos prejuízos.
As estruturas que abrigavam os gatos e cachorros foram danificadas. As rações molharam e os equipamentos de trabalho e medicamentos ficaram encharcados.
Através de pedidos feitos nas redes sociais, a Prefeitura de Cacoal disponibilizou o Centro de Zoonoses para abrigar parte dos animais. Os outros foram distribuídos a lares temporários.
Os cães que possuem doenças contagiosas ficaram em um dos únicos espaços que não foram destruídos, até que eles encontrem algum lugar para abrigá-los.
“Não estamos sozinhos”
Para a surpresa dos voluntários, várias pessoas se disponibilizaram para realizar doações depois que ficaram sabendo do prejuízo.
Cachorro aparece em chão alagado após temporal em Cacoal
Reprodução
Eles conseguiram novas telhas, mão de obra para fazer os trabalhos de reparo e uma quantia suficiente para manter a saúde dos animais em dia por algum tempo.
“A gente ficou surpreso com o quanto as pessoas abraçam essa causa. Foi uma loucura, mas deu pra ver que a gente não está sozinho nisso”, conta Natália.
História do abrigo
Em abril deste ano a ONG Vira Lata Vira Amor completou três anos de fundação. Somente no primeiro semestre de 2021 eles resgataram quase 400 animais em Cacoal e alguns municípios da região.
Em média eles abrigam 100 animais frequentemente e gastam aproximadamente R$ 16 mil somente com serviços veterinários. Principalmente para alguns animais que possuem doenças com tratamento de longa duração, como câncer.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: