Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

Técnicos da Sedam participam de treinamento sobre manejo florestal sustentável


Compartilhe:

Publicado por

em

10 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Atividades in loco abordaram técnicas importantes para elaboração de planos de manejo florestal sustentável

 

Com o intuito de contribuir com o desenvolvimento ambiental, o Governo de Rondônia, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Florestal (Codef) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), promoveu no período de 3 a 7 de setembro, o IV Dia de Campo Florestal. O treinamento aconteceu em uma fazenda localizada município de Cujubim, região do Vale do Jamari. Na ação, a Sedam promoveu uma série de atividades voltadas ao Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).

A ação faz parte de um planejamento para disseminar melhores práticas de uso e conservação da floresta. A proposta do Governo de Rondônia é capacitar os técnicos da Sedam e difundir os conceitos ligados ao manejo florestal sustentável, tendo em vista o avanço que a atividade obteve nos últimos anos no Estado, como alternativa econômica, social e ambiental ao desmatamento e degradação florestal na Amazônia brasileira.

O secretário da Sedam, Marcílio Leite, explicou a importância deste evento para servidores e o apoio que o governo tem prestado para estes treinamentos técnicos. “É importante as parcerias que o governo de Rondônia vem formalizando com empresas, autarquias e órgãos que desenvolvem ações ambientais sustentáveis e que são importantes aliados na preservação e conservação do meio ambiente. Essa atividade que estamos desenvolvendo com a Fazenda, que sinaliza para que possamos continuar trabalhando em parceria e mostrando que é possível tratar as florestas de forma sustentável”, destacou Marcílio Leite.

DIA DE CAMPO FLORESTA

Capacitação também envolveu parte teórica

Durante o IV Dia de Campo Florestal foi realizado um curso teórico com fundamentos da anatomia da madeira, sendo abordado sobre os trabalhos sociais, o inventário florestal de precisão e a exploração florestal, além da troca de informações entre os técnicos e engenheiros da Sedam e da fazenda.

No treinamento, foram ministradas palestras sobre certificação florestal, exploração florestal de baixo impacto, identificação das madeiras nas esplanadas, procedimentos de campo para abate, arraste, cadeia de custódia e cubagem das toras. Além do acompanhamento de algumas etapas da exploração florestal, como a apresentação do sistema de controle de exploração florestal da empresa.

O coordenador de desenvolvimento florestal, Diego Enrique Gonçalves Monteiro, explicou que a “capacitação profissional é um dos principais caminhos para assegurar a qualidade da equipe e alcançar o sucesso coletivo”.

PARCERIAS

Um dos parceiros da secretaria neste projeto é a empresa proprietária da fazenda onde a ação foi desenvolvida, pioneira em exploração florestal sustentável no Estado, tendo o plano de manejo aprovado em 1994, um dos primeiros do país, com início das suas operações no ano de 1997.

A fazenda possui certificação Forest Stewardship Council (FSC) e é referência mundial na produção madeireira sustentável, com o Centro de Educação Florestal Manoa (CEFLOM). São mais de 73 mil hectares de floresta que demonstra o pioneirismo no manejo florestal de impacto reduzido, reconhecido em 2010 pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), sendo um dos poucos remanescentes de floresta em área privada restantes na região, constantemente ameaçada por invasões e roubo de madeira.

Tem ainda relevância fundamental na conectividade da paisagem estando próxima de unidades de conservação, sendo contígua as florestas nacionais do Jamari e Jacundá, formando juntas um bloco florestal de 480 mil hectares.

Atividades em campo contaram com a presença de técnicos da Sedam. Secretário também estava presente

Compartilhe: