Conectado por

Rondônia, domingo, 19 de setembro de 2021.



Agronegócio

Prazo de inscrição para o1º Concacau é encerrado; 37 produtores concorrem a mais de R$ 23 mil em prêmios


Compartilhe:

Publicado por

em


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Secagem de amêndoas de cacau em terreiro coberto técnica que melhora a qualidade do produto.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Foi encerrado o prazo de inscrições do 1° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau), realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO). No total, 37 produtores entregaram as amostras para avaliação das características físico-química e análise das propriedades organolépticas  (aroma e sabor) do produto, a chamada análise sensorial. As duas avaliações serão feitas com base nas amostras e por especialistas em cacau do Centro de Inovações do Cacau (CIC) do Estado da Bahia.

O Concacau segue o mesmo modelo metodológico do concurso do café. O diferencial está nas análises físico-químicas que serão feitas fora do estado. Já as avaliações ambientais, para emissão de notas de sustentabilidade da produção e da propriedade, serão de responsabilidade dos técnicos da Emater-RO e da Seagri.

As amostras de cacau fornecidas pelos produtores serão enviadas pela Emater-RO, na segunda feira (13), para o estado da Bahia, onde serão analisadas por classificadores especializados.

Em Rondônia, uma comissão formada por três técnicos da Seagri e da Emater-RO visitará as propriedades classificadas para a avaliação dos itens de sustentabilidade declarados no formulário de inscrição do produtor.

O participante do concurso se obriga a manter, em boas condições de armazenamento até o fim do concurso, os lotes de cacau dos quais foram tiradas as amostras apresentadas na inscrição, sob pena de ser desclassificado.

Segundo o regulamento do concurso, os quatro primeiros colocados terão o cacau transformado em chocolate, que passará por uma prova de avaliação, feita por especialistas e personalidades de notório conhecimento de gastronomia.

Os participantes vão concorrer a R$ 23,1 mil em prêmios. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 5 de novembro deste ano.

Publicidade

GOVERNO DE RONDÔNIA educamaisbrasil educamaisbrasil

Últimas notícias

Facebook