Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Exame

Na reta final da Paralimpíada, atletas já faturaram R$ 5,4 milhões


Compartilhe:

Publicado por

em

Em sétimo na classificação geral dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil já acumula 61 medalhas ao todo – e a competição nem acabou. Foram 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 26 de bronze até o fechamento desta matéria. Até agora, os prêmios já somam mais de 5.456.000 reais. 

Como divulgado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no início dos Jogos, os atletas paralímpicos ganham uma bonificação em dinheiro pelos prêmios conquistados, seja em esportes individuais, seja em coletivos. Além disso, atletas-guia, calheiros, pilotos e timoneiro, vão receber 20% da maior medalha conquistada por seu atleta e 10% a cada pódio a mais do valor da medalha seguinte.

O maior atleta paralímpico brasileiro, o nadador Daniel Dias, levou sozinho uma quantia equivalente a 96.000 reais por suas três medalhas de bronze. O atleta já acumula um histórico de 27 medalhas em sua carreira paralímpica.

Valores inferiores

Pela primeira vez na história, os atletas paralímpicos dos Estados Unidos receberam o mesmo prêmio em dinheiro por medalha que os atletas olímpicos.

Anteriormente, os atletas paralímpicos americanos ganhavam 7.500 dólares para cada medalha de ouro, 5.250 dólares para a prata e 3.750 dólares para o bronze. Enquanto isso, os atletas olímpicos ganharam 37.500 dólares para medalhas de ouro, 22.500 dólares para prata e 15.000 dólares para bronze.

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) ajustou a premiação em dinheiro dos atletas paralímpicos para igualar a dos atletas olímpicos – um aumento de até 400% – logo após os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. O comitê pagou retroativamente aos atletas paralímpicos de 2018 os novos valores mais elevados, mas os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2021 em Tóquio marcam a primeira vez que eles serão pagos igualmente desde o início.

Na França, isso já era realidade. Desde 2008, os atletas paralímpicos franceses recebem o mesmo valor que os vencedores olímpicos. 

No Brasil, ainda é possível observar uma diferença entre as premiações dos atletas paralímpicos e dos atletas olímpicos. Enquanto um atleta olímpico ganha em torno de 250.000 reais caso conquiste a medalha de ouro, os atletas paralímpicos recebem 160.000 reais, uma diferença de 90.000 reais.

A Austrália e o Canadá, por exemplo, pelo menos dão prêmios aos atletas paralímpicos. Já o Japão, país anfritrião dos Jogos, dá aos vencedores paralímpicos da medalha de ouro cerca de 2 milhões de ienes (18.200 dólares) a menos em realçaõ aos campeões olímpicos. 

Confira abaixo quanto dinheiro os atletas olímpicos receberam por terminar no pódio em Tóquio

Como os atletas ganham dinheiro

Além de receber recompensas monetárias e não monetárias de seus países pela conquista de medalhas, os atletas olímpicos e paralímpicos contam com outras fontes de receita para seus empreendimentos esportivos.

Atletas de países maiores e mais competitivos recebem salários ou bolsas de treinamento de suas associações esportivas nacionais. Os melhores desempenhos recebem prêmios em dinheiro ao vencer torneios nacionais e internacionais. Outros recebem salários regulares por terem vários empregos.

Alguns dependem de financiamentos coletivos para bancar a viagem para Tóquio. Outros muitos atletas podem conseguir financiamentos multimilionários ou acordos de patrocínio. Nesta edição dos Jogos, marcas como Braskem, Toyota, Caixa Econômica Federal, Alpargatas, Estácio e Ajinomoto vão apoiar os atletas paralímpicos.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

 

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: