Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

Cultura

Assista filmes na Netflix e entenda o que é o fascimo e nazismo


Compartilhe:

Publicado por

em

Surgiram nas redes sociais discussões acaloradas sobre o que é  fascismo e nazismo, regimes que foram caracterizados por postura autoritária e horrores da tortura protagonizados por fascistas e nazistas.

Na história, o fascismo foi antecessor do nazismo e surgiu na europa com maior força na  Itália nos anos”1920,” depois da Primeira Guerra Mundial.

Estabelecido pelo famoso ditador Benito Mussolini, o fascismo deu origem ao nazismo criado por Adolf Hitler após sua chegada ao poder no Terceiro Reich alemão na década de 1930, e que ganhou evidência mundial com as monstruosidades do genocídio da Segunda Guerra Mundial.

O nazismo de Hitler, que pregava o nacionalismo, o racismo e a criação de uma raça ariana e superior, foi responsável por atrocidades que marcaram o século XX e fez com que, por bastante tempo, tal ideologia causasse pavor em todo o continente europeu.

Durante o período em que o fascismo e o nazismo imperaram, principalmente na Itália e na Alemanha, milhões de pessoas foram brutalmente assassinadas na tentativa da construção de uma sociedade soberana, alicerçada em preceitos cristãos, tradicionais e conservadores.

Mais precisamente na Alemanha, por volta dos anos 1930, Hitler iniciou uma caça às bruxas às “raças inferiores”, como judeus, negros, ciganos e homossexuais, que foram dizimados em campos de concentração. As mortes eram justificadas nos ideias hitleristas de superioridade e formação de uma raça ariana, e por uma Alemanha livre do vermelho comunista.

Os judeus eram os alvos principais de Adolf Hitler e do Partido Nazista. Dos aproximadamente nove milhões de judeus que residiam na Europa nos anos 1930 e 1940, cerca de dois terços foram mortos pelo regime nazista, sendo que entre as vítimas constam mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens que foram assassinados nesse período de soberania nazifascista.

Abaixo, veja nove filmes que constam no catálogo da Netflix para entender melhor o que foi esse período da história e por que é preciso combatê-lo. Ainda mais agora.

 

Hitler – Uma Carreira

Hitler uma carreira
Crédito: Divulgação/NetflixHitler uma carreira

Este documentário mostra como o talento de Adolf Hitler para manipular e vender sua imagem o levou de suas origens humildes ao domínio do seu país e além.

Campos de Concentração Nazistas

Imagens chocantes mostram campos de concentração, como Buchenwald e Ohrdruf, após a libertação quando o general Eisenhower ordena que os nazista sigam para outras regiões.

Ele está de volta

Crédito: DivulgaçãoEle está de volta

Adolf Hitler desperta no mesmo local em que ficava o seu bunker há 70 anos, mas vira um fenômeno da mídia ao ser confundido com um comediante.

O banqueiro da resistência

O banqueiro da resistência

Crédito: DivulgaçãoO banqueiro da resistência

Arriscando a família e o futuro, um banqueiro na Amsterdã ocupada reduz a marcha da máquina de guerra nazista criando um banco clandestino para financiar a resistência.

Operação final

Operação final

Crédito: DivulgaçãoOperação final

Em 1960, agentes israelenses aceitam uma audaciosa missão para capturar o famoso criminoso nazista Adolf Eichmann e fazê-lo pagar pelo que fez. Baseado em fatos reais.

Prelúdio de uma guerra

O documentário de Frank Capra mostra a ascensão do autoritarismo na Alemanha, Itália e Japão enquanto os Estados Unidos se preparam para uma defesa da liberdade.

Riphagen

Riphagen

Crédito: DivulgaçãoRiphagen

Este filme biográfico retrata Andries Riphagen, um holandês que chantageava judeus escondidos durante a Segunda Guerra Mundial e foi responsável por centenas de mortes.

O Fotógrafo de Mauthausen

Crédito: Reprodução/NetflixO fotógrafo de Mauthausen

Um prisioneiro catalão em um campo de concentração nazista rouba negativos de fotos das atrocidades lá cometidas. Baseado em fatos reais.

O Contador de Auschwitz

Décadas depois da Segunda Guerra, um ex-oficial alemão da SS vai a julgamento em seu país após ser acusado de ter sido cúmplice do assassinato de judeus em Auschwitz.

Compartilhe: