Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Política

Aparelho Raio-X destinado pelo deputado Ezequiel Neiva beneficiará a região da Ponta do Abunã


Compartilhe:

Publicado por

em

Parlamentar destinou R$ 380 mil em emenda para a aquisição do equipamento

O deputado Ezequiel Neiva (PTB) destinou um aparelho Raio-X ao Hospital Regional no distrito Extrema, na Ponta do Abunã, divisa rondoniense com o estado do Acre. Em poucos dias o equipamento moderno, com tecnologia de última geração, estará à disposição cerca de 40 mil moradores daquela região formada pelos distritos de Vista Alegre, Fortaleza do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, região pertencente ao município de Porto Velho.

Para a compra do equipamento, Ezequiel Neiva disse que disponibilizou R$ 380 mil de emenda parlamentar individual. O deputado ressaltou que o pedido do aparelho para a Ponta do Abunã partiu do presidente da Associação Rural de Vista Alegre, Dorvalino Pinheiro, junto com o diretor-geral do Hospital Regional de Extrema, José Donizete da Silva, e do empresário Nelio Batista.

José Donizete obserouv que a unidade médica tem um raio-x, modelo antigo, sendo que os profissionais precisam utilizar produtos químicos para revelar as imagens. “Já vi as especificações do novo aparelho. É digital, de última geração. Isso representa maior eficiência no atendimento, além de eliminar o uso de produtos químicos, que é uma recomendação do Ministério da Saúde”, detalhou o diretor.

A importância do investimento

O equipamento de raio-x serve para tirar radiografias, que são como fotografias da parte interna do corpo. Por meio dessas imagens, é possível observar estruturas anatômicas, como ossos, órgãos e vasos sanguíneos, sem precisar de cirurgia.

Por ser barato e não invasivo, nem causar dor, o exame é um dos mais solicitados por médicos em todo o mundo. Assim, o aparelho de raio-X tem ajudado os profissionais de saúde há décadas, facilitando diagnósticos de patologias localizadas em diversas partes do organismo.

Tumores, fraturas, bloqueios de vasos sanguíneos e até cáries são alguns dos males que podem ser identificados por meio de uma radiografia. (fonte: telemedicinamorsch)

Texto e foto: Assessoria

Compartilhe: