Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Jurídicas

Divisão de Saúde do TJRO destacou a espiritualidade em live realizada por intermédio da Emeron


Compartilhe:

Publicado por

em

Numa abordagem inovadora para a integralidade da saúde de servidores, servidoras, magistradas e magistrados, a Divisão de Saúde do Tribunal de Justiça de Rondônia realizou, no último dia 19, a mesa redonda “Saúde Mental e Espiritualidade”, evento realizado em parceria com a Escola da Magistratura.

A live foi mediada pelo psicólogo da Disau, Pedro Martins de Oliveira, que, com os palestrantes, abordou os vários aspectos que relacionam à espiritualidade e à saúde mental individual e coletiva.

Os palestrantes foram a mestre em psicologia da saúde e saúde mental e aluna de doutorado em Psicologia da USP, Sálua Omais, e o analista processual em psicologia do Tribunal de Justiça de Rondônia, mestre em psicologia e aluno de doutorado em psicologia clínica, Leandro Aparecido Fonseca Missiatto.

“A espiritualidade é uma dimensão da existência humana que permite à pessoa a conexão dela com o sagrado. Permeada por princípios humanitários, favorece ao crescimento pessoal, relações interpessoais mais amistosas e uma genuína e profunda relação de intimidade com a natureza. Pessoas que desenvolvem sua dimensão espiritual ampliam as chances de superar assertivamente momentos difíceis de suas vidas, controlam ansiedade e estresse e são mais habilidosas em percorrer caminhos existenciais de angústia, solidão e incertezas. Enfim, a espiritualidade é, sem nenhum tipo de dúvida, uma ferramenta importante para o autoconhecimento e saúde psicossocial”, destacou Missiato.

A psicóloga da Disau e chefe em substituição da Seção Biopsicossocial, Iuna Pereira Sapia, avalia que o evento foi assertivo e muito bem-sucedido, considerando os feedbacks positivos e a ampla participação do público durante todo o evento.

A mesa redonda contou com a participação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores de diversas comarcas e também com pessoas de fora da instituição, e está disponível para visualização no YouTube da Emeron. Clique aqui para acessar

Com mais de  500 visualizações, a live contribui para promover a acessibilidade e inclusão, sendo transmitida com tradução simultânea em Libras e audiodescrição.

A chefe em substituição da Divisão de Saúde, Erika Berguerand de Melo, explicou que “a Disau está empenhada em promover ações que cuidem da saúde de forma integral e agora incluímos a saúde espiritual, em consonância com a Organização Mundial de Saúde”.

No mês de setembro, as ações da Disau serão centradas na prevenção ao suicídio, em decorrência da campanha Setembro Amarelo, e também nos cuidados com o coração (Setembro Vermelho).

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Compartilhe: