Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

Qualquer um pode anunciar no Google Shopping?


Compartilhe:

Publicado por

em

Quem está no mundo do e-commerce, certamente, já ouviu falar no Google Shopping, uma ferramenta para melhorar leads, e atrair mais tráfego para a sua página. Contudo, nem todo mundo sabe exatamente como essa ferramenta funciona, e nem o que é preciso para anunciar no Google Shopping.

Dessa forma, algumas pessoas podem não saber, ao certo, para quem a ferramenta é indicada, e como ela pode ser a grande aliada do seu negócio.

Se você está estudando sobre ferramentas de marketing digital e tem dúvidas sobre o Google Shopping, e gostaria de saber como usá-lo, continue lendo este artigo e veja como ele pode ajudar a sua loja online.

Google Shopping

Fonte: Google Imagens

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é uma ferramenta que funciona como uma vitrine virtual. Essa vitrine mostra os produtos das lojas virtuais, que possuem cadastro na plataforma. O nome indica bastante o que ela faz, pois funciona como um Shopping físico, mas é online.

Para quem já conhece o Zoom e o Buscapé, por exemplo, fica mais fácil entender, pois as funções são semelhantes.

Mas a vantagem é que o Google Shopping possui integração direta com o Google. Com isso, os seus resultados aparecem de imediato nas pesquisas feitas no buscador.

Na prática, as lojas cadastradas aparecem nas buscas dos usuários no Google em uma linha, como ocorre com as categorias de imagens, notícias e vídeos.

Ademais, existe uma página específica apenas para anunciar do google shopping, na qual os usuários podem fazer suas buscas por categoria, e aplicar vários filtros que deixam a pesquisa mais específica.

Com isso, é possível comparar os preços e os produtos disponíveis em diferentes lojas. Ou seja, é uma excelente vantagem para o consumidor!

Como funciona? Quem pode usar?

É bem fácil entender o funcionamento do Google Shopping. Para isso, basta acessar o buscador Google, e fazer uma pesquisa por qualquer produto.

Assim que você fizer a busca, poderá notar entre os primeiros resultados, o Shopping: uma faixa horizontal, com as fotos dos produtos acompanhadas do nome, do preço e do nome da loja.

Os resultados do Google Shopping aparecem antes mesmo dos links patrocinados, e é possível deslizar o carrossel de fotos para ver mais opções.

Além disso, se o usuário clicar nos resultados do Google Shopping ao invés da opção “Todos”, que já fica configurada, ele terá acesso a uma página com mais resultados, e que apresenta mais informações dos produtos.

Para quem estiver na página Google Shopping, é possível aplicar filtros de busca, que deixam a pesquisa mais focada. Aliás, é possível filtrar por preço, por marca, especificações técnicas, numeração, etc.

Mas quem, de fato, pode usar essa ferramenta para potencializar o alcance de seu e-commerce? No início, era possível anunciar de graça no google shopping. Mas, logo em seguida, apenas quem pagasse poderia aparecer nesses resultados.

Contudo, com a pandemia de Covid-19, essa seção foi liberada também para mostrar resultados orgânicos do Google.

Mas é claro que é muito mais rápido aparecer nos resultados do Google Shopping, se cadastrando e adquirindo os serviços da plataforma.

Para obter resultados orgânicos, é necessário muito trabalho e também paciência, para conseguir alcançar o destaque necessário.

Por que usar o Google Shopping?

Então, agora que você já sabe o que é e como funciona o Google Shopping, confira as principais vantagens dessa ferramenta!

1 – Melhores leads

Aparecer nos resultados do Google Shopping, permite atrair leads mais qualificados. Pois os resultados surgirão, para as pessoas que estão buscando por algo relacionado àquele produto.

Desse modo, elas têm mais chances de fechar a compra. Afinal de contas, se estão pesquisando por aquele produto, elas têm algum interesse nele.

Dessa forma, o Google Shopping ajuda a atrair clientes que estão em um estágio do funil de vendas mais avançado.

Assim, ao acessar as informações do produto, da loja e das formas de pagamento, o cliente terá mais facilidade para se decidir pela compra. E finalizar a interação com a loja para adquirir o produto.

Então, como a pessoa já tem interesse na compra e, por isso, pesquisou na internet, as informações organizadas no Google Shopping serão suficientes para que ela finalize a compra.

2 – Gera um tráfego maior para sua loja online

Um grande benefício de anunciar no Google Shopping é o aumento do tráfego para a loja virtual.

Pois o fato de os resultados aparecerem primeiro nas buscas do Google, já faz com que a loja tenha mais cliques. Além disso, a imagem também é algo que atrai as pessoas, e pode levar mais clientes para a sua loja online.

O modelo do anúncio do Google Shopping como um todo, é um atrativo para mais clientes. Pois os resultados aparecem primeiro, mostram uma imagem do produto, e informações fundamentais como o preço, o nome da loja, formas de pagamento, entre outras.

A imagem e o preço, são as principais características que levam um cliente a decidir por comprar online. E ambas estão presentes nesse tipo de anúncio.

 3 – Aumenta as conversões ao anunciar no Google Shopping

O aumento das conversões é uma consequência das duas vantagens que mencionamos anteriormente, que você obtém ao anunciar no Google Shopping.

Se a loja tem mais cliques, e recebe visitas mais qualificadas, no sentido de receber visitas de clientes em potencial, e em um nível mais elevado do funil de compras, o fechamento de mais vendas é o resultado mais esperado.

As conversões serão maiores, pois o cliente já fez a pesquisa no Google, já inseriu os filtros de busca de seu interesse, e já teve a oportunidade de comparar preços e outras vantagens entre as lojas.

Então, quando ele clica para acessar a loja tem mais chances de já ter se decidido pela compra.

Por isso, o uso do Google Shopping proporciona o aumento de conversões. om isso, ajuda a aumentar também os lucros da sua loja online.

4 – Permite monitorar melhor como está sendo a performance dos produtos da sua loja virtual

Outro benefício da ferramenta são os recursos que ela oferece, e que permitem a visualização de relatórios, para que você possa analisar o desempenho dos produtos na loja virtual.

Com eles, é possível saber os produtos que geram mais cliques, e ainda comparar com o mercado, ao levantar informações sobre a concorrência.

5 – Aumenta a presença do seu site nas buscas

Ao anunciar no Google Shopping, é ainda possível aumentar mais a exposição da marca nos buscadores, pois existe a possibilidade de seu site aparecer nos resultados do Google Shopping, e também dos links patrocinados.

Assim, seu anúncio no Google Shopping irá dividir espaço com o seu anúncio nos links patrocinados, aumentando as chances de clique e conversão.

Para ter a maior exposição da sua marca nos buscadores, é preciso ajustar as campanhas na ferramenta, e com as configurações adequadas.

Portanto, anunciar no Google Shopping é uma excelente estratégia, para melhorar cada vez mais os resultados do e-commerce.

 

Compartilhe: