Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Geral

Abertas as inscrições para o seminário “Jornalismo, sim!” na Região Norte


Compartilhe:

Publicado por

em

Já estão abertas as inscrições para o primeiro seminário regional on-line “Jornalismo, sim!”, que será realizado com a Região Norte. O evento é uma iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e vai debater a taxação das grandes plataformas digitais e a criação do Fundo de Fomento ao Jornalismo, no dia 20 de julho, terça-feira, às 20 horas, horário de Brasília (19 horas no Amazonas e 18 horas no Acre).

As debatedoras serão as jornalistas Maria José Braga, presidenta da FENAJ e integrante de Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ); Ivânia Vieira, professora doutora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC-UFAM); e Kátia Brasil, cofundadora e editora executiva da agência Amazônia Real. O evento será coordenado pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, Wilson Reis.

As inscrições para participar da sala de debate virtual devem ser feitas no site: https://bit.ly/fenajnorte. Os inscritos vão receber certificados de participação. Os debates também serão transmitidos pelas redes sociais da FENAJ e dos sindicatos filiados.

Sobre os seminários regionais

A FENAJ e os seus sindicatos filiados irão realizar, com a categoria e com a sociedade, a implementação no país da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade, iniciativa apresentada pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

A proposta da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade prevê o desenvolvimento do jornalismo, por meio da implementação de formas de financiamento direto para a produção jornalística, a partir da taxação das grandes plataformas digitais.

Depois de debater o tema inicialmente com especialistas, a FENAJ chegou à proposta de taxação das grandes plataformas digitais por meio da criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), um imposto especial que permite sua destinação a determinado fim, no caso, à constituição do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo e aos Jornalistas.

Agora, a FENAJ espera difundir sua proposta para a categoria, conquistar apoio de outros segmentos da sociedade civil e encaminhar ao Congresso Nacional dois projetos de lei: um para a criação da CIDE e outro para criação e regulamentação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo e aos Jornalistas. Para isso, realizará 10 seminários on-line, em todas as regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Vejam a agenda já confirmada:

Seminários com jornalistas
Região Sul – 27 de julho – terça-feira – 20h
Região Sudeste – 28 de julho – quarta-feira – 20h
Região Centro-Oeste – 29 de julho – quinta-feira – 20h30 (horário de Brasília)
Região Nordeste – 3 de agosto – terça-feira -20h

Seminário on-line com entidades da sociedade civil
Região Nordeste – 19 de agosto – quinta-feira – 18h
Região Sul – 24 de agosto – terça-feira
Região Sudeste – 26 de agosto – quinta-feira
Região Centro-Oeste – 30 de agosto – segunda-feira – 20h30
Região Norte – 31 de agosto – terça-feira – 20h (horário de Brasília)

Compartilhe: