Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Geral

Orçamento e Planejamento, a fórmula do êxito da gestão municipal


Compartilhe:

Publicado por

em

A união das demandas sociais e os planos do governo municipal são a receita da gestão
Estimativas da Sempog concentram informações de setores estratégicosEstimativas da Sempog concentram informações de setores estratégicosOrçamento e planejamento. Essas são as premissas valorizadas pela Prefeitura de Porto Velho para garantir o êxito na gestão e, como consequência, destinar melhores serviços e legado à população local.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog) é a responsável pela complexa tarefa de costurar as ações do município junto aos anseios sociais.

Os gráficos, números e estimativas da Sempog concentram informações de setores estratégicos, responsáveis por projetar o futuro de mais de meio milhão de pessoas que vivem em Porto Velho.

Como define o secretário adjunto da pasta, José Cantídio, a finalidade da Sempog é coordenar todas as atividades a fim de possibilitar os recursos às demais secretarias.
“Buscamos garantir um equilíbrio e responsabilidade fiscal para que a administração municipal possa se traduzir em melhores serviços à população”, explica.

secretário adjunto da Sempog, José Cantídiosecretário adjunto da Sempog, José CantídioO trabalho da pasta pode ser visto na elaboração do Plano Plurianual (PPA), um planejamento para os próximos quatro anos, construído com as secretarias e toda a estrutura do executivo municipal. Ele é um instrumento de planejamento de médio prazo, organizado em programas e ações, estabelece as diretrizes, objetivos e metas. Quando organizado em sintonia com as necessidades dos munícipes resultam em bens e serviços mais próximos da realidade.

O PPA é a tradução dos anseios da comunidade incluídos no plano de governo municipal proposto pelo prefeito Hildon Chaves. O PPA pode ser considerado, também, uma continuidade e fruto do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho.

O documento já existe desde a década de 1990 e passou por apenas duas revisões até hoje. A última delas pela atual gestão de Hildon Chaves.

Raísa Tavares, diretora do Departamento de Planejamento Institucional e Gestão Estratégica da Sempog, conta que a confecção dos dois planos requer a mobilização de todos os servidores do Município.

Raísa Tavares, diretora do Departamento de Planejamento InstitucionalRaísa Tavares, diretora do Departamento de Planejamento Institucional“Houve a mobilização geral do município. A primeira, para a elaboração do Plano Diretor e, a segunda, para a realização do Plano Plurianual. E isso passa pela aplicação da fórmula ‘orçamento e planejamento’. É isso que permite que a gestão possa acontecer”, explica a servidora.

A fórmula é aplicada para garantir a lisura do processo e alcançar maior eficiência e justiça social com os recursos arrecadados pelo município. Na prática, o trabalho desenvolvido pela Sempog é o que viabiliza as ações da Prefeitura em diversos eixos da sociedade, entre eles o econômico, social, urbanístico, ambiental e cultural.

A atual gestão da Sempog tem buscado, de todas as formas, fazer um trabalho dinâmico e moderno, traduzindo, acima de tudo, um excelente serviço à comunidade.

As reuniões de trabalho com os técnicos das secretarias para elaboração do PPA para 2022 a 2025 ocorrerão durante todo mês de julho.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: