Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

Geral

HackatAgro 2021: Desafio online para startups com foco em 5G para o agronegócio


Compartilhe:

Publicado por

em

Startups para a criação de soluções para o agronegócio com foco em 5G e novas redes

Empresas propõem o desafio do HackatAgro, maior maratona de desenvolvimento
em inovação para o mercado Agro brasileiro, que acontece de 16 a 18 de julho

São Paulo, 02 de julho de 2021 – A Claro, por meio do beOn Claro – seu hub de inovação, e a SLC Agrícola desafiam startups para participarem da primeira edição do HackatAgro 2021. Promovida pela Neodigital, a maratona de inovação, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de julho, está com inscrições abertas e vai buscar soluções para a evolução do setor Agro baseadas em problemas reais dos produtores rurais.

O tema proposto pelas empresas aborda uma das maiores preocupações dos agricultores de commodities, como milho, soja e algodão: a gestão eficaz da proteção de cultivos, levando em consideração formas para minimizar seu impacto para o meio ambiente. A ideia é fomentar projetos baseados em softwares que contribuam para a otimizar o processo de cultivo e a qualidade da produção se valendo das características de conectividade e latência de diversos tipos de redes (fibra, 4G, LPWA, 5G e outras) e a possibilidade de uso aliada ao poder de computação de borda, acoplando sensores, novos terminais e dispositivos.

As iniciativas deverão contemplar conceitos como: disponibilidade, gestão remota dos pulverizadores, garantindo a qualidade da operação por meio da manutenção periódica, descontaminação e calibração adequada; eficiência, formas para melhorar o monitoramento e aplicação, garantindo um menor consumo de insumos agrícolas e ação localizada orientada por dados; e rastreabilidade, mecanismos que permitam rastrear a operação, inspeção e as técnicas usadas na proteção de cultivos.

Durante os três dias do evento, que será 100% virtual, os participantes vão contar com a consultoria de profissionais da Claro e da SLC Agrícola para guiá-los em seus projetos. “Fazer parte de uma iniciativa como o HackatAgro é uma oportunidade única de nos aproximarmos de novos desenvolvedores e acelerarmos nosso portfólio de inovação”, explica Diogo Natacci, líder de Inovação Aberta do beOn Claro.

A participação no evento reforça a parceria entre o beOn Claro e a SLC Agrícola, que atuam em conjunto em vários outros projetos com foco na evolução tecnológica do agronegócio. “A Claro é uma empresa com forte atuação no setor Agro, com diversas iniciativas voltadas para o aprimoramento de processos por meio da tecnologia e conectividade. Para o HackatAgro, buscamos mais uma vez trabalhar com a SLC Agrícola com quem estamos sendo pioneiros no uso do 5G e que é um importante player do setor, uma empresa também orientada para a inovação e o desenvolvimento de soluções com foco em resultados”, afirma Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro.

Para a SLC Agrícola, “iniciativas como o Hackatagro são ótimos exemplos de como a inovação aberta pode trazer benefícios para todas as partes envolvidas”, afirma Frederico Logemann, head de Inovação da SLC Agrícola.

As startups vencedoras ganharão um prêmio em dinheiro, com valores de R﹩ 10 mil para o primeiro lugar, R﹩ 6 mil para o segundo e R﹩ 4 mil para o terceiro, e terão: acesso a ativos da SLC Agrícola, por meio da participação em projetos pilotos nas fazendas; a possibilidade de participar, com a solução apresentada, no programa de Venture Builder da SLC; e a possibilidade de se tornar fornecedores da SLC Agrícola. Além disso, as soluções apresentadas ainda poderão ser selecionadas pela Claro para fazer parte de seu portfólio de projetos de inovação para atender a base de clientes no mercado agrícola.

As inscrições para o 1ª Hackathon do Agro 2021 já estão abertas e seguem até 14 de julho. Os interessados em participar da competição podem ter acesso ao regulamento, saber mais sobre o desafio e garantir a participação acessando este link .

Sobre o BeOn Claro

O beOn Claro, hub de inovação da Claro, foi criado com a missão de facilitar, potencializar a inovação dentro e fora da companhia. Desde então, por meio de diversos projetos próprios ou em parceria com a academia, fornecedores e centros de pesquisa, o beOn Claro atua na promoção da interação entre a operadora e demais agentes do ecossistema de inovação com o objetivo alavancar competências internas e externas para criar, desenvolver, estruturar e escalar projetos que envolvam tecnologias emergentes e novos modelos de negócio através de produtos.

Sobre a Claro

A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. Foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive o 4.5G, que permite navegar 10x mais rápido que a rede 4G tradicional, e também na implantação do 5G DSS que, por meio de um recurso de compartilhamento de frequências que permite a utilização do espectro atual já alocado, oferece conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional. É líder em velocidade de conexão, tanto no celular como na banda larga residencial, com ultravelocidades. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e Estados Unidos. https://www.claro.com.br

Informações para a imprensa:

Claro
Gisele Araújo – [email protected].br

Sobre a SLC Agrícola

A SLC Agrícola, fundada em 1977 pelo Grupo SLC, tem foco na produção de algodão, soja e milho. Foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores no mundo, tornando-se uma referência no seu segmento. Com Matriz em Porto Alegre (RS), a Empresa possui 16 Unidades de Produção estrategicamente localizadas em seis estados brasileiros, que totalizaram cerca de 470 mil hectares plantados no ano-safra 2020/2021.

Informações para a imprensa:

Grupo CDI – Comunicação e Marketing

WIlliam Gimenes – [email protected]

Márcia Avruch – [email protected]

Lena Miessva – [email protected]
Compartilhe: