Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Prazo para declarar rebanhos termina nesta sexta, 18, em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em


Estado espera receber declaração de 125 mil rebanhos. Veja como realizar a declaração. Criadores de suínos também precisam declarar o rebanho
REUTERS/Jordan Gale
Termina nesta sexta-feira (18) o prazo para a declaração obrigatória de rebanhos no estado de Rondônia. Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), a estimativa é que sejam declarados quase 125 mil rebanhos.
A primeira etapa da campanha de declaração iria encerrar no fim de maio, porém a agência decidiu adiar por causa da baixa adesão em alguns municípios.
Segundo a Idaron, todo os criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos são obrigados a declarar o rebanho. A mesma regra vale para criadores de equídeos e aves.
Segundo a Idaron, declarar é importante para a economia do estado, principalmente, por causa do reconhecimento internacional de área livre de aftosa sem vacinação.
Rondônia recebe selo internacional como área livre de aftosa sem vacinação
Zona livre de aftosa
No último mês de junho, o estado de Rondônia recebeu o selo internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês).
De acordo com a Idaron, para que a condição sanitária alcançada seja mantida, o produtor rural precisa seguir com um papel fundamental.
Com a obtenção do status sanitário internacional para Rondônia, os produtores de bovinos apostam na abertura de mais mercados para as carnes bovina e suína do Brasil.
Onde declarar?
O produtor pode fazer a declaração preferencialmente pela internet, no site da Idaron. A senha usada na emissão da Guia de Trânsito Animal é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema pode se cadastrar rapidamente no site.
A Idaron também disponibiliza formulários para declaração em formato online e impresso. Em papel o documento pode ser obtido nas unidades da agência e casas agropecuárias.
Após o preenchimento, o formulário deve ser enviado por e-mail ou WhatsApp da Idaron onde a propriedade tem cadastro.
Clique aqui para ver os números de telefones e e-mails das regionais do estado
“Cada unidade tem um WhatsApp para envio do formulário. Esse telefone também pode ser utilizado para declaração: o produtor pode ligar que um atendente vai pegar os dados passados pelo pecuarista e fazer a declaração direto no sistema. Para que o produtor possa comprovar que a declaração foi feita, ele receberá do atendente um PDF ou foto da tela validando a declaração”, explicou a Idaron em comunicado à imprensa.
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: