Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

G1

Justiça determina suspensão de visitas em presídios de Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em


Uma portaria do Governo do Estado autorizava a retomada de visitas nos estabelecimentos penais durante a pandemia de Covid-19. Detento em cela do presídio Ênio Pinheiro em Porto Velho
Daiane Mendonça/Governo de Rondônia
A Justiça determinou nesta quinta-feira (17) a suspensão da portaria 1324/2021 que autorizava a retomada de visitas nos estabelecimentos penais do estado de Rondônia.
A decisão acata o pedido do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia (Singeperon), que pediu a suspensão das visitas sociais em todas as unidades prisionais até que seja realizada a imunização completa, contra a Covid-19, dos servidores da Secretaria de Justiça.
No pedido, o sindicato argumenta que o Estado de Rondônia autorizou o retorno de visitações, mas “as regras da portaria não são suficientes para evitar a propagação e contágio da doença, porque antes de os visitantes adentrarem ao estabelecimento penal há aglomeração ao entorno do presidio”.
Por que especialistas defendem que presos estejam entre grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19
A decisão também pede que se intime pessoalmente o Secretário de Estado da Justiça para dar fiel cumprimento à decisão, sob pena de aplicação de multa.
Segundo dados divulgados pelo Governo de Rondônia, até o momento, 762 casos de Covid-19 foram confirmados entre policiais penais.
O G1 entrou em contato com a Sejus e, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta sobre o cumprimento da decisão.
Vacinação em Rondônia
A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro em Rondônia. Quase cinco meses depois, o estado vacinou 28,1% da população com a primeira dose do imunizante, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) divulgados até a quarta-feira (17).
Acompanhe o avanço da imunização em todos os 52 municípios do estado
Segundo levantamento feito pelo G1, há cidades de Rondônia que já aplicaram a 1ª dose em mais de 30% da população, como São Felipe D’Oeste que imunizou 39,55%. Teixeirópolis é o município que apresenta o maior índice, com 50,34% da população imunizada.
Mas também há municípios que vacinaram menos de 10% dos habitantes, como Mirante da Serra que vacinou em 8,60% e Ji-Paraná, que aplicou apenas 7,25%.
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: